Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Engenheiros e Tecnólogos discutem futuro das cidades em evento do CREA-SP em São Bernardo do Campo

 Engenheiros e Tecnólogos discutem futuro das cidades em evento do CREA-SP em São Bernardo do Campo

Presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey

O desenvolvimento urbano e social de São Paulo será pauta central nos dias 11 e 12 de abril, em São Bernardo do Campo, durante dois eventos organizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). O município da Grande São Paulo recebe, pela primeira vez de forma integrada, o Fórum de Políticas Públicas e a primeira etapa do Congresso Regional de Profissionais (CRP) de 2025, encontros voltados à discussão de temas essenciais à atuação dos profissionais da área tecnológica.

O objetivo é engajar engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores das Gerências Regionais (GREs) 5, 6 e 7 — que abrangem as regiões da Grande São Paulo, ABC Paulista, Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba — em um diálogo mais próximo com a sociedade e o poder público. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pela plataforma Sympla.

Fórum abre espaço para diálogo entre profissionais e gestores públicos

A programação começa na sexta-feira (11), a partir das 19h, com o Fórum de Políticas Públicas no Teatro Elis Regina, localizado na Rua João Firmino, 900. Estão confirmadas as presenças de autoridades como o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, o secretário municipal de Obras, André Marzolla, e o secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando Chucre.

Durante o evento, uma roda de conversa mediada pelo professor e doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP, Wilson Levy, abordará os principais desafios enfrentados no planejamento e na execução de obras públicas. A proposta é aproximar os profissionais da engenharia e áreas correlatas da tomada de decisões que impactam diretamente o desenvolvimento urbano.

CRP discute temas estratégicos para o futuro das profissões

No sábado (12), o foco se volta ao Congresso Regional de Profissionais (CRP). A etapa tem início às 9h30 no campus do Centro Universitário FEI (Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B). Após a abertura, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para debater cinco eixos temáticos: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético.

Em sua 12ª edição, o CRP é realizado a cada três anos e tem a função de reunir contribuições práticas dos profissionais de cada estado para a melhoria das políticas públicas ligadas à área tecnológica. As propostas geradas nas etapas regionais, como esta em São Bernardo, seguem para o Congresso Estadual e, posteriormente, para o Congresso Nacional de Profissionais, onde podem ser incorporadas à pauta legislativa do setor.

Cronograma segue em outras regiões do estado

A programação do CRP 2025 se estende por diferentes regiões do estado nos próximos meses. A segunda etapa está marcada para os dias 23 e 24 de maio, com participação das GREs 1, 8 e 9. Em junho, as discussões continuam com as etapas três e quatro, envolvendo outras regiões administrativas do Conselho. O encerramento do ciclo acontece com a etapa estadual, nos dias 15 e 16 de agosto, na capital paulista. Os locais exatos serão divulgados em breve.

Iniciativa busca soluções técnicas com impacto social

A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, destaca a importância da participação ativa da categoria. “São Paulo é o maior estado em volume de profissionais e de empresas do Brasil. Devemos atuar mais próximos e envolvidos na construção de iniciativas propositivas para melhorar a prática do exercício profissional”, afirma.

Ao unir o Fórum de Políticas Públicas ao Congresso Regional de Profissionais, a proposta do Crea-SP é ampliar a escuta ativa das demandas locais e transformar o conhecimento técnico em soluções viáveis, com impacto direto na qualidade de vida da população.

Para mais informações sobre os eventos e para realizar a inscrição gratuita, os interessados podem acessar os canais oficiais do Crea-SP ou a página do evento no Sympla.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!