Secretaria de Trânsito será reunificada em novo espaço para agilizar atendimento
Barretos recebe três novas ambulâncias para reforçar o atendimento do SAMU
A população de Barretos e de outros nove municípios da região passou a contar, desde o último sábado (5), com três novas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos foram oficialmente entregues pelo prefeito de Barretos, Odair Silva (REP), em cerimônia pública acompanhada pelo vice-prefeito Mussa Calil Neto (MDB), vereadores e secretários municipais.
Segundo a administração municipal, a entrega representa um avanço importante para a qualidade dos atendimentos de urgência e emergência na cidade. “Hoje a gente dá um grande salto no atendimento do SAMU com três ambulâncias novas, equipadas, de alta qualidade, que foram destinadas pelo governo federal”, afirmou Odair.
Mussa Calil Neto reforçou a importância da renovação da frota para acelerar o atendimento à população. “Renovar a nossa frota e fazer com que os nossos profissionais da saúde cheguem mais rápido aos acidentes, aos chamados do 192, é muito importante. Esse projeto salva vidas”, declarou, agradecendo ao presidente Lula e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo apoio.
O coordenador geral do SAMU Regional, Dr. Paulo Muzetti, aproveitou a solenidade para apresentar dados de atendimentos e demandas do serviço. Ele esclareceu que os novos veículos não representam ampliação da frota, mas sim a substituição de ambulâncias antigas. “Os atendimentos continuam sendo realizados com três unidades básicas e uma avançada durante o dia, e duas unidades básicas e uma avançada durante a noite”, explicou.
Muzetti também orientou a população sobre o uso consciente do serviço. “Usem com prudência esse recurso, pois o mau uso pode prejudicar uma pessoa que realmente precisa do atendimento. Sempre que ligarem para o SAMU, tenham em mãos o endereço da ocorrência ou uma referência, pois isso agiliza o atendimento”, alertou.
Além de Barretos, o SAMU Regional atende os municípios de Altair, Guaraci, Olímpia, Severínia, Cajobi, Colina, Jaborandi, Guaíra e Colômbia, abrangendo cerca de 293 mil habitantes. O efetivo conta com cerca de 65 profissionais, entre médicos, motoristas e equipe administrativa, e o serviço funciona 24 horas por dia, por meio do telefone 192.