Sebrae-SP alerta MEIs de Barretos para regularização até 31 de janeiro
Secretária de Educação Mirka Costa fala sobre atribuição de aulas, reajustes e início do ano letivo em Barretos
A professora Mirka Costa, secretária de Educação de Barretos, também abordou temas importantes relacionados ao início do ano letivo de 2025, como a atribuição de aulas e as datas definidas para o calendário escolar.
Sobre a atribuição de aulas, a professora explicou que o processo estava em andamento desde o final de 2024. “As atribuições serão feitas a partir do dia 22 desse mês corrente”, explicou. “Muitos cargos ainda não estavam desocupados, aposentadoria, sai para outros cargos, então essa situação não estava de todo fechada para poder se atribuir. Então foi um pedido da equipe que a gente deixasse para janeiro.”
LEIA TAMBÉM:
- Pita Fogo: 17/01/2025
- Exonerações em Barretos: Governo de Odair Silva passa por nova reviravolta
- Editorial: O discurso de Paula Lemos: emoções e omissões
A secretária também comentou sobre a questão dos REJAE (Regime Jurídico Administrativo Especial) para os professores. “Olha, essa é uma necessidade, para a gente continuar com a educação, a gente precisa dos rejais”, afirmou. Segundo Mirka, o processo está embasado em lei e precisa ser seguido conforme as diretrizes legais. “Eu fico pensando que talvez tenha que ser só mais claro o processo para todo mundo, porque às vezes até quem está lá participando do processo não tem consciência do que a lei permite ou não, e isso gera ruído.”
Quanto ao calendário escolar, a secretária confirmou que a volta às aulas será no dia 5 de fevereiro para os estudantes, com os professores retornando antes, no dia 22 de janeiro, para a organização das escolas e o planejamento das atividades. Ela também informou que as matrículas serão realizadas antes do início das aulas.
Mirka Costa também falou sobre as mudanças no formato de ensino, afirmando que, por enquanto, o modelo de 2024 será mantido. “Por hora continua tudo do jeito que já estava planejado e as razões pelas quais não puderam ser provavelmente foram esplanadas nesse momento. Então, vamos aguardar o que é possível ser transformado para 2026”, disse.
Em relação ao material escolar e uniformes, a secretária confirmou que a gestão passada já deixou tudo organizado. “Já está tudo comprado. A gestão passada já deixou tudo isso organizado. Agora a gente começa a partir de maio já prever as mudanças, se elas houverem e tudo mais.”
Mirka finalizou a entrevista agradecendo o espaço para se comunicar com a comunidade de Barretos e reafirmando seu compromisso com a educação do município. “Nós vamos continuar com a mesma seriedade e aproveitando as suas palavras, com que a educação vem sendo desenvolvida em Barretos”, garantiu. “Eu venho para acrescentar aquilo que já está caminhando, e tenho o meu compromisso e a minha responsabilidade de dizer que eu vou dar tudo o que eu tenho de melhor para a educação de Barretos.”