Nova lei em Barretos garante participação popular nas decisões sobre tarifas e taxas públicas
Devoto de Santos Reis, Airton Marçal já tocou até na estrada para caminhoneiro
Promovido pelo Rotary Club de Barretos, o 1º Encontro de Companhias de Reis de Barretos será realizado no próximo dia 22 a partir das 9h00 na Estação Cultural. Com entrada gratuita, o evento já tem nove companhias confirmadas, dentre elas está a Companhia de Reis Estrela Guia.
A reportagem foi conhecer Airton Marçal que ingressou no universo religioso dos Santos Reis no ano do centenário da cidade de Barretos. Foi em 1954, aos 9 anos, atendendo a um pedido do sr. Antônio Martins Pereira da Companhia da Lagoinha, que Marçal começou como cantor, na última voz, em substituição a um dos cantores da companhia que estava impedido de seguir o giro.
Marçal desenvolveu grande habilidade na arte de criar versos e improvisa com facilidade, sempre de acordo com a situação encontrada durante a visita. De lá para cá contribuiu em várias companhias, passando praticamente por todas as funções, o que lhe garantiu profundo conhecimento dos fundamentos, levando-o a criar a própria companhia em 1992, a Companhia de Reis Estrela Guia. São 20 anos cantando na Missa do Galo em Barretos. Já ganhou inúmeros prêmios afora e garante que a função da companhia é tocar para os devotos, tem que ir ao encontro do povo, por isso, toca em qualquer lugar, já tendo tocado até na estrada para caminhoneiro.
De acordo com a pesquisadora Sueli Fernandes, tradição e fé alimentam a Companhia de Reis Estrela Guia, pois Marçal, preocupado em assegurar esse legado para as futuras gerações, vem transmitindo os saberes no interior do seu núcleo familiar, vários sobrinhos abraçaram a devoção aos Santos Reis, como, por exemplo, a sobrinha Jaqueline “Duda”, que é guarda-bandeira da Companhia desde os quatro anos de idade. Marçal ainda investe em outros dois aprendizes: João e Paulinho.