Você conhece os benefícios do Pilates? Saiba como essa prática pode contribuir com o envelhecimento saudável

 Você conhece os benefícios do Pilates? Saiba como essa prática pode contribuir com o envelhecimento saudável

Dr. Jorge Rezeck

Digiqole Ad

Envelhecer com saúde, esse é o desafio da dos dias atuais. Uma vez que não podemos parar no tempo, o que precisamos é garantir que o envelhecimento aconteça de forma saudável e na maior plenitude possível.

Uma das práticas de atividade física que pode contribuir para isso é o Pilates, que é capaz de minimizar e reverter os efeitos negativos do envelhecimento, trazendo longevidade saudável com flexibilidade, força muscular, equilíbrio e melhora da postura.

Em relação a flexibilidade, os alongamentos principalmente podem ser analisados como um dos benefícios centrais, promovendo amplitude dos movimentos para o idoso.

Sobre a força muscular, o que pode se dizer é que São inúmeros benefícios que podem ser notados principalmente nos músculos do abdômen, coluna e glúteos, mas trabalhando também todos os grupos musculares, trazendo uma melhora significativa, aumentando o vigor e a disposição para as atividades do dia a dia.

Para garantir o equilíbrio e a melhora da postura, o Pilates trabalha a estabilização corporal e o recrutamento muscular, resultando em um menor risco de queda e menos dor nas costas.

Dessa forma, o idoso ganha autonomia para a rotina diária, conservando sua independência, sem contar os efeitos mentais, cognitivos e sociais, que se resumem em maior qualidade de vida nessa fase.

Mas é sempre bom lembrar que toda atividade física, principalmente nessa idade, deve ser supervisionada por um profissional capacitado.
Por isso, minha indicação é que o idoso ou o responsável procure sempre um instrutor certificado, que poderá direcionar a prática do Pilates com o melhor tipo de exercício de acordo com as necessidades e o estado de saúde em que a pessoa se encontra.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!