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“Tinder” da construção civil cresce 90% em 2020
O ano de 2020 foi extremamente desafiador para todas as empresas. A pandemia trouxe novos comportamentos e demandou que todos se reinventassem. Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, dois setores se sobressaíram: tecnologia e construção civil. Empresas que unem os dois, se saíram muito bem.
Esse é o caso da Prospecta Obras, uma startup que está revolucionando o mercado ao promover a conexão entre quem está construindo e quem oferece produtos ou serviços para construção. Por meio da tecnologia, a empresa se propõe a ser uma espécie de “Tinder” do segmento. São mais de 750 mil obras catalogadas e um faturamento de R$ 3,5 milhões em 2020 – um crescimento de 90% em relação a 2019.
A inspiração para o negócio surgiu quando, em 2008, o fundador, Wanderson Leite, começou a trabalhar em uma loja de móveis planejados, tendo o desafio diário de atrair novos clientes. “Ali, percebi que tinha algo errado. Nós não deveríamos ficar apenas esperando o cliente aparecer. O mais óbvio seria ir até eles, onde quer que eles estivessem.” – lembra. A dificuldade era descobrir onde estavam esses potenciais clientes.
Foi então que, com apenas R$ 30 no bolso, ele começou a desenvolver um sistema de captação, capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. Usando um software de gestão e geolocalização, ele reuniu todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, sem sair da loja. Em pouco tempo, seu novo sistema havia se tornado uma poderosa ferramenta, levando as lojas a aumentarem as vendas em até 300%.
Com o isolamento social, esses resultados cresceram ainda mais. O setor precisou fazer a transformação digital às pressas. “Cerca de 70% dos nossos clientes não tinham presença digital. Então, começamos a nos organizar para ajudar, principalmente os lojistas, a entenderem a importância de ter um site, perfis nas redes sociais e outras formas de contato online para fazer negócios”, explica Wanderson. Com isso, a empresa potencializou os resultados dos clientes e conseguiu manter os seus 246 colaboradores empregados.
Ao que tudo indica, o ritmo de expansão deve continuar acelerado, principalmente pelo modelo de negócios, pautado em franquias desde 2013. “Embora seja uma plataforma tecnológica, entendemos a importância do relacionamento humano. No modelo de franquias, conseguimos deixar o cliente mais próximo.” – argumenta.
E o momento é mesmo favorável para as franquias do segmento. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de construção civil acumulou 32% de crescimento no terceiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. A Prospecta Obras desfrutou desse crescimento. A empresa quase triplicou o número de unidades franqueadas, saltando de 26 para 73. A média anual girava em torno de 8. A empresa, que atuava em apenas 30 cidades em 2010, hoje está presente em mais de 700 municípios.
A lucratividade do negócio é um dos atrativos, mas não o único. De acordo com Leite, esse modelo de negócios deu certo porque permite uma maior flexibilidade aos franqueados. “Nossa franquia possibilita liberdade e qualidade de vida, além de um alto faturamento. Nosso custo de operação gira em torno de 28%. Ou seja, mais de 70% é lucro.” – afirma o empresário.
Para 2021, a expectativa é continuar atraindo novos franqueados e clientes. A receita é simples: não se acomodar. “A gente está sempre tentando se antecipar e criar soluções para o que ainda está por vir. Mantemos sempre a garra, o espírito de fazer acontecer.” – revela. Com essa estratégia, a empresa pretende manter o ritmo de crescimento em torno de 30% ao ano e continuar dando “match” entre quem quer vender e quem quer comprar produtos e serviços para construção civil.
Sobre a franquia:
Formato: Home-office
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Lucratividade: 75%
Payback: 6 meses
Royalties: 10%