Comitiva vai cavalgar 130 quilômetros com destino à Festa do Peão de Barretos

 Comitiva vai cavalgar 130 quilômetros com destino à Festa do Peão de Barretos
Digiqole Ad

Uma viagem de aproximadamente de 130 quilômetros com duração de mais de 40 horas. Este é o tempo aproximado que 20 cavaleiros da Comitiva Água do Peão, de São José do Rio Preto (SP) vão levar para completar o percurso até Barretos para participar da 62ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A viagem, que poderia ser feita em pouco mais de uma hora de carro, será realizada em cinco dias em lombos de mulas e burros.

A comitiva realiza a viagem com destino a Barretos por nove anos seguidos. Segundo Milton Liso, um dos organizadores da Comitiva Água do Peão, o trajeto faz parte de uma tradição familiar. “A comitiva foi fundada em 1962 por meu pai (José Liso Segundo) e procuramos seguir essa tradição que envolve toda família.” – aponta.

Dos 20 cavaleiros presentes no trajeto até o Parque do Peão, dentre amigos e participantes, dois deles são especiais na vida de Milton Liso. O filho Milton Liso Júnior e o neto Guilherme Rocha integram o grupo na viagem. “Fico contente em ver a dedicação e a felicidade deles em participar desta viagem. Meu neto tem apenas seis anos e inclusive, gosta de tocar berrante.” –  conta o orgulhoso avô.

Na Festa do Peão, a comitiva participa do tradicional concurso da Queima do Alho. Bicampeã do festival (2011 e 2015), a Comitiva Água do Peão está entre as classificadas para final do concurso que será realizado no dia 26 de agosto, no Ponto de Pouso, do Parque do Peão. “Participar do concurso Queima do Alho é motivo de orgulho para nossa comitiva, pois o festival tem essa finalidade de manter viva a tradição culinária dos tropeiros.” – destaca o comissário Milton Liso.

O grupo parte de São José do Rio Preto às 13h00, do dia 18 de agosto, e tem previsão para chegar à Festa do Peão de Barretos no dia 23, por volta do meio-dia. Os cavaleiros seguem viagem na companhia de 35 animais, entre mulas e burros.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!