Desafios da família preocupam Igreja católica

 Desafios da família preocupam Igreja católica

Os atuais desafios que as famílias brasileiras enfrentam é motivo de preocupação da Igreja católica. Entre outras dificuldades apontadas pelo bispo da diocese de Barretos, Dom Milton Kenan Junior, estão a sobrecarga de trabalho, o escasso tempo para o descanso e o lazer, o custo de vida que aumenta cada vez, a falta de assistência hospitalar digna e de escola com qualidade. Outras questões desafiadoras indicadas são o desemprego, as condições precárias de moradias, a ameaça do divórcio e a incidência dos vícios. A ingerência dos meios de comunicação social nos lares, a facilidade com que a mídia ocupa o lugar dos relacionamentos impedindo a convivência harmoniosa e pacífica também estão na mira da Igreja.

Em carta circular distribuída à imprensa, o bispo afirma que dificilmente uma família, nos nossos tempos, dispõe de meios para enfrentar e superar estes desafios se fica sozinha e vive isolada. O pastor destaca a importância de a Igreja oferecer às famílias possibilidades para o encontro, a partilha, a troca de experiências e a oração em comum. Ele destaca o trabalho realizado pela Pastoral Familiar e os Movimentos que atuam especificamente na área da família. Lembra que as paróquias dispõem da publicação “Hora da Família”, preparada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. O livreto contém roteiros dos encontros, as celebrações e outras sugestões para fortalecer e animar nossas famílias na vivência da sua missão, conclui Dom Milton Kenan Junior. 

No Brasil, a Igreja católica promove a Semana Nacional da Família, de 14 a 21 de agosto, com o tema “Misericórdia na família: Dom e Missão”.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!