Assentamentos de Colômbia vendem produção de frutas e legumes

 Assentamentos de Colômbia vendem produção de frutas e legumes
Digiqole Ad

Criado em 1999, os assentamentos Formiga e Perdizes, aproveitam de sua proximidade com a área urbana para comercializar os alimentos que produz. Por se tratar de agricultura familiar, a produção nos assentamentos é diversificada. O forte da região são as frutas, como banana, melancia e abacaxi; mas os assentados também são fortes na produção de mandioca, milho, abóbora, alface e quiabo. Há também produção leiteira e animal. 

Em Colômbia, 97 famílias lutam para manter suas raízes nos assentamentos. Levando em conta uma média de quatro membros por família, são mais de 380 pessoas que vivem em 2.572,29 hectares, onde permanecem com a condição de fazer com que a terra dê frutos e proporcione alimentos para quem vive nas áreas urbanas.

Bruno Souza Pereira, do assentamento de Formiga, afirma que eles só não vendem mais porque a comercialização ainda é um desafio. “Os assentados já se organizam em associações, que podem vender os produtos para programas governamentais e mercados.” – destaca. Entre os meios de comercialização também estão a venda para centros de abastecimento, para atravessadores que pagam um preço menor e as feiras-livres.

A maioria dos assentados tira da comercialização de parte da produção a maior parte da renda familiar. Segundo Rodrigo Souza Pereira, uma família vive tranquilamente num pedaço de terra. 

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!