Eleição da FENAJ acontece nesta terça em Barretos
A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) realiza, de 19 a 21 de julho, as eleições para a renovação de sua Diretoria e de sua Comissão de Ética. A participação dos jornalistas na eleição é fundamental para fortalecer a entidade num momento difícil para a categoria e para a sociedade brasileira, com um cenário de grandes ameaças aos direitos sociais e trabalhistas e à própria democracia no nosso país.
A Fenaj é a única federação sindical brasileira a eleger sua direção por meio de voto direto em todo o país. Pode participar da eleição todo jornalista sindicalizado em dia com sua mensalidade sindical – e eventuais atrasos podem ser acertados até o momento do voto. Para novos sindicalizados, o Regimento Eleitoral Nacional determina pelo menos três meses de filiação sindical para participar das eleições.
Em Barretos, a urna estará aberta na sede do Sindicato dos Bancários de Barretos e Região, na Rua 18 nº 1.010, das 11h00 às 15h00. É importante destacar que não haverá voto por correspondência nas cidades em que não há votação, pois o Estatuto da FENAJ não prevê isso.
Cada sindicalizado está vinculado a uma urna, seja por local de trabalho, seja por base geográfica. Mas pode votar em qualquer urna – caso não seja a sua, o voto será colhido em separado, para conferência e validação no momento da apuração.
Duas chapas se inscreveram para as eleições da FENAJ. Maria José Braga, jornalista de Goiás e atual vice-presidente da Federação, é a candidata à presidência pela Chapa 1 – Sou FENAJ! Em defesa da Democracia, do Jornalismo e dos Jornalistas. Já a chapa 2 – “Hora de Reagir: Renovar a Fenaj em defesa dos jornalistas”, é encabeçada por Jonas Valente, da coordenação-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. A direção da FENAJ é composta por 43 jornalistas de todo o país. Nove candidatos se inscreveram para as cinco vagas da Comissão Nacional de Ética, e a votação para esses cargos é nominal.