Jogos cooperativos possibilitam a construção de sujeitos participativos

 Jogos cooperativos possibilitam a construção de sujeitos participativos
Digiqole Ad

Os jogos cooperativos são um conjunto de experiências lúdicas que possibilitam todos os envolvidos de avaliar, compartilhar e refletir sobre a relação com nós mesmos e com os outros. Esta prática pedagógica é aplicada em todos os CEMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), do Sistema Municipal de Ensino de Barretos. “Os jogos cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa, onde o esforço cooperativo é necessário para se atingir um objetivo comum e não para fins mutuamente exclusivos. É um processo, onde se aprende a reconhecer a própria autenticidade e a expressá-la espontaneamente e criativamente.” – explicou a diretora Izabela Gomes, do CEMEI Professora Anna Kerulis da Silveira.

“Através dos jogos competitivos é possível desempenhar o valor educacional, pois ensinamos as crianças a lidar com a competitividade existente. Compreender a competição e as emoções relacionadas a elas em um ambiente assistido no espaço da aprendizagem é uma oportunidade para que as crianças passem a lidar com a realidade do mundo competitivo de maneira mais serena e equilibrada. Ajudamos as crianças a desenvolver suas competências sem prejudicar o outro, trabalhando o respeito, fraternidade e solidariedade de forma lúdica e altamente compensatória.” – ressaltou a educadora Mirma Almeida Silva.

Para a educadora Julia Delfino de Oliveira os jogos cooperativos têm a chance de considerar o outro como um parceiro, ao invés de tê-lo como adversário, operando para interesses mútuos e priorizando a integridade de todos. “Para que tenhamos um mundo melhor, precisamos ter a consciência participativa, ter união e acreditar que a melhoria começa dentro de nós. A não valorização e desenvolvimento do grupo como um todo faz com que surjam as comparações e competições. Com os jogos cooperativos unimos aspectos cognitivos, motores e sócio-afetivos.” – concluiu Julia.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!