Família Armour: devoção aos Santos Reis levou à construção de capela em fazenda

 Família Armour: devoção aos Santos Reis levou à construção de capela em fazenda
Digiqole Ad

A Companhia de Reis dos Irmãos Borges foi criada em 1944 em cumprimento a promessa. São 71 anos de tradição em Barretos, iniciada pela família Borges da Fazenda Armour. Remanescente deste núcleo fundador está o sr. Valdir Borges, 85 anos, bandeireiro, que com muita disposição empunha a bandeira de Santos Reis para as pessoas fazerem seus pedidos, agradecimentos e intenções.

Durante as sete décadas de existência, a companhia nunca deixou de sair no giro. Atualmente o embaixador é o sr. Luiz Cardoso de Faria “Luizão”, 73 anos, de família tradicional de Santos Reis da cidade de Jaborandi. Luizão se integrou a Companhia dos Irmãos Borges em idade adulta, não se lembrando precisamente a época, mas garante que fazem muitos anos, pois a fazenda ainda não tinha o barracão de festa.

Segundo a pesquisadora Sueli Fernandes, a fazenda do Armour reúne um charmoso complexo erguido para as celebrações de Santos Reis, contando com uma espécie de museu, onde são preservados instrumentos, fotos e troféus; uma capela e um barracão de festas. Todo dia 06 de janeiro, dia dos Santos Reis, a partir das 18 horas, é celebrada uma missa na fazenda, com participação especial do Grupo Brasil Viola, logo após é servido um jantar para mais de 10 mil pessoas, o que requer uma equipe para além dos 18 foliões que fazem o giro, envolvendo administradores, tesoureiros, coordenadores e pessoal de apoio, tudo para garantir que tanto o giro quanto a festa ocorram perfeitamente.

Promovido pelo Rotary Club de Barretos, o 1º Encontro de Companhias de Reis de Barretos será realizado no domingo, dia 22 a partir das 9h00 na Estação Cultural com entrada gratuita.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!