No Dia do Ferroviário não há nada a comemorar

 No Dia do Ferroviário não há nada a comemorar
Digiqole Ad

Neste sábado (30), comemora-se o Dia do Ferroviário. A data é alusiva à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis conhecida hoje como Estrada de Ferro Mauá. Ela foi construída por Irineu Evangelista de Sousa, que tornou-se o Barão de Mauá.

O desenvolvimento do país teve seu grande impulso com as ferrovias e seus trabalhadores, os ferroviários. De acordo com informações da Revista Ferroviária, a origem brasileira do futebol também veio das ferrovias. As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o país foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway e os da Companhia de Gás. Os ferroviários ganharam por 4 a 2.

“No Dia do Ferroviário, infelizmente, não há muito o que comemorar, mas muito a lamentar. Nossas ferrovias estão abandonadas. Lamento muito esse cenário atual. São Paulo se fez sobre trilhos, e sobre trilhos há de renascer. Sempre que você vir uma locomotiva, um vagão abandonado, lembre que há um trabalhador desempregado, um prejuízo à Nnção realizado”, afirmou José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias. 

Gonçalves ressaltou a importância dos ferroviários na construção do Brasil. “Nesse momento, em que se discute na Câmara alta do país a retirada de direitos do trabalhador, inclusive do fim do fundo de garantia, mesmo quando demitido sem justa causa, nada mais apropriado de valer-me da homenagem ao ferroviário para estender meu apreço a todos que trabalham”. – disse.

Ele lembrou a importância da data e destacou a proximidade com o Dia do Trabalho. “Não se pode dissociar a locomotiva do maquinista, o trilho do trabalhador braçal que enfrenta as distâncias e as intempéries promovendo o desenvolvimento e a interação de todo o país. O Dia do Ferroviário é acima de tudo um símbolo, assim como, o Dia do Trabalho”. – declarou.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!