Consulta do CPF pode ser feita online

Digiqole Ad

Numa época em que o meio digital toma conta do dia a dia das pessoas, tudo que pode ser resolvido online acaba se tornando uma maneira de poupar tempo. A consulta do CPF também seguiu a tendência e já pode ser feita pela web.

O serviço é oferecido no site da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, e é muito rápido. Basta inserir seu número de CPF e data de nascimento para checar a situação do seu documento.


Consulta do CPF online é superprática

Nessa consulta oferecida pela Receita Federal, você não tem acesso a qualquer tipo de informação referente a dívidas. Trata-se de uma ferramenta que apenas verifica a situação cadastral da pessoa. Abaixo, você confere as situações possíveis:

Regular: quando não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte;

Pendente de regularização: quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração, como a Declaração Anual de Isento (até 2007) ou alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos;

Suspensa: quando o cadastro da pessoa está incorreto ou incompleto;

Cancelada: quando o CPF foi cancelado em virtude de decisão administrativa ou judicial, ou ainda por falecimento do contribuinte;

Nula: quando foi constada alguma fraude na inscrição do CPF.

Já na consulta do CPF junto a órgão de, é possível checar informações sobre restrições de compras e contas pendentes no nome daquela pessoa. Esse é um serviço bastante usado quando um indivíduo busca um empréstimo, por exemplo, ou realiza uma compra parcelada.

Ter essa atenção sobre a situação do seu CPF é uma forma de se organizar financeiramente e, em caso de dívidas, quitá-las para que você fique limpo na praça e possa voltar a ter crédito.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!