Câmara aprova projeto que altera regras para seleção em programas habitacionais em Barretos
Câmara aprova projeto que altera regras para seleção em programas habitacionais em Barretos
Mudança na legislação municipal atualiza critérios ligados à regularidade cadastral de famílias interessadas em programas de moradia popular. Projeto é de autoria do Executivo e foi aprovado por maioria simples.
A Câmara Municipal de Barretos aprovou, na noite de segunda-feira (23), durante a 4ª Sessão Ordinária de 2026, o Projeto de Lei nº 5/2026, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 7.298, de 18 de dezembro de 2025, responsável por estabelecer critérios e requisitos para a seleção de famílias em programas habitacionais de interesse social.
De autoria do prefeito Odair de Moura e Silva (REP), o projeto foi aprovado por maioria simples — metade mais um dos vereadores presentes no plenário no momento da votação.
O que muda na lei
O texto aprovado altera os incisos IV e V do artigo 4º da Lei nº 7.298/2025. Com a nova redação, passam a constar como disposições relacionadas à regularidade fiscal e cadastral:
- estar inscrito no Cadastro Informativo de Créditos (CADIN);
- ter pendências de regularização junto à Receita Federal.
A mudança ajusta a redação da norma municipal que trata dos critérios aplicáveis às famílias interessadas em programas habitacionais promovidos pelo Município, pelo Estado ou pela União.
O artigo 2º do Projeto de Lei nº 5/2026 estabelece que a norma entra em vigor na data de sua publicação. Justificativa do Executivo
Na mensagem encaminhada à Câmara, o Executivo informou que a alteração tem como objetivo adequar a legislação municipal às exigências e normativas aplicáveis aos programas habitacionais, inclusive em razão de critérios estabelecidos por órgãos financiadores.
A Lei nº 7.298/2025 integra a Política Municipal de Habitação de Interesse Social e define regras para elegibilidade, priorização e inclusão de famílias em empreendimentos habitacionais vinculados a programas como os financiados com recursos federais e estaduais.
Impacto na seleção de famílias
Com a alteração aprovada, os critérios relacionados à situação cadastral e fiscal passam a constar de forma expressa na legislação municipal, podendo influenciar a etapa de verificação das condições das famílias inscritas.
O processo de triagem e seleção para programas habitacionais permanece sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social, conforme prevê a legislação vigente.
