Assistência Social realiza 299 visitas domiciliares a famílias do Cadastro Único em Barretos
Secretaria de Educação de Barretos abre apuração interna sobre denúncia entre servidoras
Woman abuse, Young woman scared holding head with hands, male clenched fist close up. Domestic violence, husband against wife. Dark room background
A Secretaria Municipal de Educação da Barretos instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar fatos relacionados a uma denúncia envolvendo duas servidoras da rede municipal de ensino. O caso ganhou repercussão após a apresentação de requerimento na sessão ordinária de segunda-feira (2) da Câmara Municipal de Barretos, que solicitou esclarecimentos oficiais ao Executivo.
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Barretos informou que a abertura do PAD segue os trâmites legais previstos na legislação vigente e tem como objetivo esclarecer os acontecimentos, assegurando às servidoras envolvidas o direito ao contraditório e à ampla defesa. Segundo a administração municipal, a instauração do procedimento não representa, neste momento, qualquer juízo de valor ou conclusão antecipada, tratando-se de uma etapa necessária para a apuração dos fatos e eventual adoção de medidas cabíveis.
Ainda conforme a nota oficial, por se tratar de processo administrativo em andamento e em respeito às partes envolvidas, não serão divulgados detalhes adicionais até a conclusão dos trabalhos. A Prefeitura afirma manter o compromisso com a transparência, a legalidade e a responsabilidade na gestão pública.
O tema também foi abordado no Legislativo por meio de um requerimento apresentado pelo vereador Rodrigo Franco Malaman (PP). No documento, o parlamentar solicita informações sobre uma denúncia de agressão física envolvendo duas servidoras da Secretaria Municipal de Educação, ocorrida em 16 de dezembro de 2025. O texto menciona a existência de registro de boletim de ocorrência relacionado ao episódio.
Entre os questionamentos encaminhados à Administração Municipal estão as providências adotadas ou a serem adotadas diante da denúncia, a confirmação da existência de PAD, informações sobre cargos ou funções exercidas pelas servidoras citadas e quais são os procedimentos padrão da Prefeitura em situações semelhantes no ambiente de trabalho. O requerimento também pede dados sobre políticas públicas de prevenção à violência e ao assédio no serviço público municipal, além dos canais disponíveis para denúncias por parte dos servidores.
Na terça-feira (3), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barretos se manifestou sobre o caso por meio de vídeo divulgado nas redes sociais. Na declaração, a entidade informou que repudia a denúncia de agressão física ocorrida no ambiente de trabalho e comunicou que está oficiando a Secretaria de Negócios Jurídicos para obter informações sobre as providências adotadas. O sindicato também afirmou que poderá recorrer a outros órgãos, caso entenda necessário, para acompanhamento do caso.
