TJ-SP condena ex-vereadores de Barretos por uso indevido de verba pública em publicidade pessoal
Congresso Internacional debate cultura, diversidade e consciência negra em Barretos
O 3º Congresso Internacional da Cultura, Diversidade e Consciência Negra (Connegro) começou na quarta-feira (29), em Barretos, reunindo autoridades, pesquisadores e representantes da comunidade no Senac. O evento terminou na quinta-feira (30), com o tema “Corporeidade Negra: Corpos Coletivos, Culturais, Políticos e Religiosos”.
Na abertura, o vice-prefeito Mussa Calil Neto (MDB) destacou a importância histórica do encontro. Ele afirmou que sonha com o dia em que o racismo seja apenas lembrado nos livros e museus, como um erro do passado. Já a secretária de Assistência Social, Juliana Ferreira Adão, ressaltou a necessidade de ampliar o diálogo sobre equidade racial, observando que a luta contra o racismo deve ser conjunta entre brancos e negros.
O diretor do Senac Barretos, Juliano Ferraz, afirmou que receber o congresso representa o compromisso da instituição com a inclusão e a conexão social. Também participaram da mesa de abertura Maria Izildinha Dias Dionísio, da DRADS Barretos, Eloísa Almeida, coordenadora do projeto Minhas Cicatrizes Não Falam Por Mim, e o professor André Aluize, da Unesp.
Durante os dois dias, o evento promoveu performances artísticas, conferências, rodas de conversa e exibição de documentários, abordando temas como educação antirracista, letramento racial e valorização das culturas afro-brasileiras.
