Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Casa Afro promove palestra sobre ancestralidade e uso de ervas medicinais em Barretos

 Casa Afro promove palestra sobre ancestralidade e uso de ervas medicinais em Barretos

Foto: Tininho Jr.

Atividade faz parte do projeto “Minhas Cicatrizes Não Falam por Mim”, que aborda racismo e valorização da cultura negra

A Casa Afro “Álvaro de Oliveira” sediou nesta terça-feira (9) a palestra “Raízes que Curam: Ancestralidade, Meio Ambiente e Cura com a Força da Terra”, conduzida pela ex-servidora pública Vada Luciana Arduino de Almeida. O encontro integra o projeto “Minhas Cicatrizes Não Falam por Mim”, promovido pelo Núcleo EducAxé (NUED) / DRADS – Barretos, que realiza uma série de atividades ao longo de setembro.

Durante a palestra, Vada compartilhou conhecimentos ancestrais sobre o uso de ervas medicinais e seus benefícios para a saúde, destacando a importância da sabedoria transmitida por gerações. “Além de ter feito vários cursos sobre o assunto, também trago um conhecimento valioso que veio de nossos avós e bisavós”, afirmou.

Antes da atividade, o chefe do departamento de vigilância socioassistencial da SMASDH, Elton Marques da Silva, apresentou dados sobre a composição racial da população e as desigualdades enfrentadas por pessoas pretas e pardas.

O evento contou ainda com o depoimento da estudante Marianny Letícia Nascimento Vieira, vítima de racismo em ambiente escolar, que declamou um soneto de sua autoria. Representantes do Sebrae apresentaram o programa Ginga Afrotech Hub, voltado a fortalecer startups lideradas por empreendedores negros.

Também estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Adão, o coordenador da Casa Afro, Francisco Salviano Miranda (Tico), e a coordenadora da Casa da Mulher, Ana Paula Febatis.

Próximas atividades
As palestras seguem ao longo do mês:

  • 16/09Saúde da População Negra: Atenção e Prevenção, com Clélia Adriana (Secretaria Municipal de Saúde)
  • 23/09Espiritualidade e Religiões de Matriz Africana, com Pai Alexandre Spocito e Pai Giannini
  • 30/09Direitos da População Negra: Fatos Históricos, com Dr. César Domingos

A Casa Afro fica na Rua Clarice das Dores Rodrigues, 300, bairro Derby Clube.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!