Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Barretos confirma quarta morte por dengue em 2025 e alerta para aumento dos casos da doença

 Barretos confirma quarta morte por dengue em 2025 e alerta para aumento dos casos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (23) a quarta morte por dengue em Barretos neste ano. A vítima mais recente é um homem de 33 anos com comorbidades, que faleceu no dia 8 de abril. A informação foi repassada pela Vigilância Epidemiológica local após validação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo.

Desde o início de 2025 até 23 de maio, o município já registrou 6.467 notificações de dengue, das quais 3.655 foram confirmadas, 2.746 descartadas e 66 continuam em investigação. Além da dengue, Barretos também enfrenta casos de chikungunya, com 551 notificações no ano: 35 casos confirmados, 488 descartados e 28 aguardando resultados.

O boletim epidemiológico mais recente aponta que nove pessoas estão internadas com sintomas suspeitos de arboviroses — cinco delas na Santa Casa de Misericórdia e quatro no Hospital São Jorge.

Prevenção continua sendo essencial

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças como chikungunya e zika vírus, se prolifera em locais com água parada. Por isso, a Vigilância Epidemiológica reforça o apelo para que a população verifique seus quintais, vasos de plantas, calhas, caixas d’água e qualquer recipiente que possa acumular água, inclusive os potes de animais domésticos, que devem ser lavados com água e sabão ao menos duas vezes por semana.

Ações em andamento

A cidade segue realizando ações de combate ao mosquito. Nesta sexta-feira (23), equipes de controle de endemias executam nebulização veicular nos bairros Marília e Jardim Alvorada. Na segunda-feira (26), a ação será realizada no Baroni.

Também na próxima segunda, os agentes darão continuidade às visitas domiciliares nos bairros Baroni, Jardim de Allah e Centro, e outras equipes realizarão nebulização costal em residências e comércios nos bairros Marília e Jardim Alvorada. Durante as ações, é fundamental que moradores deixem portões e janelas abertas para que o produto tenha maior eficácia contra os mosquitos adultos.

Vacinação disponível

A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A aplicação ocorre de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h, e no Postão, das 8h às 12h.

A Secretaria de Saúde destaca que é necessário tomar duas doses da vacina para garantir proteção completa. Pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário vacinal e procurar a UBS se houver atraso na segunda dose.

Fique atento aos sintomas

Em caso de febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, náuseas, vômitos ou manchas vermelhas na pele, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), localizada na Via Conselheiro Antônio Prado, nº 1557.

A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração da população é indispensável para o controle da epidemia. A eliminação de criadouros e a busca precoce por atendimento médico são medidas que salvam vidas.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!