Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Fé e tradição nas ruas de Barretos: 30ª louvação a São Jorge e Ogum reúne mais de 300 devotos

 Fé e tradição nas ruas de Barretos: 30ª louvação a São Jorge e Ogum reúne mais de 300 devotos

A cidade de Barretos viveu um momento de fé, devoção e valorização das tradições religiosas na noite de 23 de abril, quando foi realizada a 30ª Louvação a São Jorge e ao Orixá Ogum. O evento, promovido pelo Círculo de Umbanda Crística do Cacique Ubirajara, teve início em sua sede, localizada na Avenida 37, nº 138, no Centro da cidade, e reuniu mais de 300 pessoas em uma carreata pelas ruas do município.

A celebração, marcada por cantos, rezas, batuques e emoção, percorreu avenidas e bairros levando mensagens de esperança e união espiritual. Por onde passava, o cortejo era acompanhado por moradores e comerciantes que acenavam e demonstravam respeito à manifestação religiosa.

Segundo os organizadores, além da homenagem ao santo guerreiro São Jorge e ao Orixá Ogum — símbolos de força, proteção e justiça — a louvação tem como missão manter viva a cultura da Umbanda e promover o acolhimento à comunidade. “Cada passo, cada canto, cada coração que se une nesse momento é uma renovação da fé e uma reafirmação das nossas raízes espirituais”, declarou o sacerdote Elvis José Ribeiro, que está à frente da entidade há mais de 33 anos.

O Círculo de Umbanda Crística também é conhecido por sua atuação social. A entidade realiza, mensalmente, a distribuição de alimentos, roupas, medicamentos e outros itens de primeira necessidade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Diante da importância do evento e da relevância social do Círculo, a Câmara Municipal de Barretos registrou em ata votos de louvor e congratulações ao sacerdote Elvis José Ribeiro e à entidade. A homenagem, proposta pelo vereador Sérgio da Silva Tobace, o “Japonês” (PRD), destaca o papel do Círculo como instrumento de fé, cultura e solidariedade.

O ofício oficial com a homenagem será encaminhado ao sacerdote, como reconhecimento público da atuação religiosa e humanitária desenvolvida há décadas na cidade.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!