Barretos e a crônica do colapso anunciado: uma aula prática de como quebrar uma cidade
Câmara de Barretos aprova convocação do superintendente do SAAEB para explicar coloração da água
Fachada da Câmara Municipal de Barretos
Durante a Sessão da Câmara Municipal de Barretos, realizada na segunda-feira (24), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 293/2025, que solicita a convocação do superintendente do SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos), Nilson Andrade. O objetivo é que o dirigente esclareça aos parlamentares e à população sobre a qualidade e a coloração da água fornecida no município, além das medidas adotadas para evitar a falta de abastecimento no período de seca.
O requerimento foi assinado pelos vereadores Jonathas Lazzarotto (PSD), Danúbia Alves (PSB), Ricardo Batista da Rocha, “Bodinho” (PP), Tiago Costa Alves (UNIÃO), Marcos Mariano (UNIÃO), Sergio Tobace (PRD) e Raphael Silvério (PSD). A data para o comparecimento do superintendente ainda será definida.
LEIA TAMBÉM:
- Vereador cobra transparência sobre investimentos na rede de água e esgoto em Barretos
- Vereador solicita transparência na distribuição de leite em pó em Barretos
- Barretos segura o líder; Paulista lamenta gol mal anulado na Série A4
Segundo a justificativa do pedido, o SAAEB tem realizado testes com um novo coagulante para solucionar o problema da coloração da água, questão que tem gerado preocupação entre os munícipes quanto à qualidade da água para consumo. Além disso, os vereadores destacam que o período de estiagem anual frequentemente resulta na falta de abastecimento, tornando essencial a transparência sobre as medidas preventivas adotadas pela autarquia.
Os parlamentares reforçam que a convocação do superintendente faz parte do dever de fiscalização do Poder Legislativo e visa garantir à população informações claras sobre o serviço essencial prestado pelo SAAEB.