A Educação de Barretos e os planos da futura secretária
No programa Jornal de Opinião, transmitido pela Rádio Jornal 88.7 FM, o apresentador Mazinho Dias conversou com a professora Mirka de Oliveira Stefani Costa, futura secretária de Educação de Barretos, que compartilhou suas propostas para o setor a partir de 2025.
Mirka iniciou a conversa destacando o papel do educador, que segundo ela, é de servir à comunidade com dedicação e respeito. Para ela, a educação não é estática, mas uma área em constante renovação. A secretária futura ressaltou a importância de formação continuada para os profissionais da educação, dizendo que sempre haverá a necessidade de atualização, principalmente com a mudança das necessidades dos alunos e das práticas pedagógicas.
A conversa seguiu abordando a relevância de avaliar constantemente as práticas educacionais, com Mirka afirmando que as avaliações externas são um importante instrumento para mensurar os resultados do trabalho desenvolvido nas escolas e entender como os métodos de ensino podem ser aprimorados. Para ela, a avaliação deve ser vista como um processo reflexivo, essencial para o aprimoramento contínuo.
Sobre as questões práticas enfrentadas pelos educadores e pelas escolas de Barretos, Mirka reconheceu os desafios de administrar múltiplas unidades educacionais e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de diferentes realidades, como as distâncias entre bairros e as particularidades de cada comunidade escolar. Ela se mostrou disposta a enfrentar esses desafios, sempre com foco no que é justo e adequado para todos os envolvidos no processo educacional.
Mazinho Dias questionou a futura secretária sobre sua postura de liderança e se ela se considerava centralizadora. Mirka foi enfática em afirmar que não se considera centralizadora, mas sim responsável pelas decisões que precisarão ser tomadas. “Eu gosto de apoio, mas quando a decisão é minha, eu assumo a responsabilidade por ela”, disse, ressaltando a importância de confiar na equipe sem abrir mão de sua responsabilidade. Ela também falou sobre o respeito à hierarquia, mas reforçou que a confiança na equipe é fundamental para o bom andamento dos trabalhos.
Ao final da entrevista, Mirka deixou uma mensagem clara para todos os profissionais da educação e alunos de Barretos: “Da forma como eu me senti acolhida, eu irei acolher. Estou muito disponível a ajudar porque não estou indo lá para mudar, mas para trazer aquilo que eu sou e o que eu tenho de melhor.”
Mirka afirmou, ainda, que não tem inspirações políticas para sua gestão, afirmando que sua prioridade será sempre a educação de qualidade para todos.