Odair Silva chama empresas de pesquisa de “incompetentes” após erro nas eleições

 Odair Silva chama empresas de pesquisa de “incompetentes” após erro nas eleições

Odair Silva (REP) em entrevista a Rádio Jornal / Foto: Jornal de Barretos

Em entrevista à Rádio Jornal 88.7 FM, durante o programa Conexão da Notícia, o prefeito eleito Odair Silva (REP) fez duras críticas às empresas de pesquisa contratadas para realizar a apuração de votos nas eleições municipais. Segundo Odair, as pesquisas, principalmente a de “boca de urna”, apontavam uma vantagem considerável para seu adversário, o que não se confirmou no resultado final. Ele classificou o erro como “grotesco” e questionou a competência das empresas responsáveis.

“No dia da eleição, foi o único momento que fiquei preocupado, foi quando saiu a pesquisa ‘boca de urna’ durante a apuração dos veículos de comunicação da cidade, porque, na minha experiência de 44 anos com a imprensa, eu nunca vi uma vergonha tão grande. A boca de urna, nunca cometeu um erro tão grotesco, como o que aconteceu esse ano”, declarou Odair.

Segundo ele, as pesquisas criaram um clima de desmotivação entre seus apoiadores. “Equipes e pessoas que fazem esse tipo de pesquisa têm que ser banidas. Há claramente um interesse em contrapor a verdade. Não adianta me dizer que foi margem de erro, porque a margem de erro de uma pesquisa normal é em torno de 3%. Agora, errar vergonhosamente como erraram, isso trouxe desânimo para o time naquele momento.”

Odair também afirmou que as empresas envolvidas no processo não possuem competência para realizar pesquisas eleitorais e pediu uma postura mais rigorosa em relação a esse tipo de trabalho. “Independente dos veículos de comunicação, esse tipo de serviço tem que ser feito com competência, e as empresas que os grandes veículos da cidade contrataram, têm que ser banidas. Foi um erro grotesco.”

Para ele, os resultados errados indicam falta de preparo e precisão nos métodos utilizados pelas empresas. “Essas duas empresas, se foram empresas distintas, precisam ser banidas. Não têm competência para fazer o trabalho. Eu estudei estatísticas, e essa boca de urna foi mal feita por ambos os veículos de comunicação.”

Odair Silva finalizou a entrevista reforçando que erros como esse não podem se repetir. “É preferível não fazer pesquisa nenhuma do que fazer de forma tão mal feita. Esse tipo de erro desmotiva e cria confusão na cabeça do eleitor.”

Outro lado
Tentamos contato com as empresas responsáveis pelas pesquisas boca de urna nessas eleições municipais, porém, até o presente momento, não obtivemos retorno. Assim que tivermos uma resposta, publicaremos mais informações.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!