Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Festejos de São Jorge levam centenas às ruas de Barretos
Homenagens a São Jorge Guerreiro – Orixá Ogum – foram prestadas por seguidores de umbanda e candomblé na tarde de sábado (29). O cortejo com a imagem do santo saiu em frente a Secretaria Municipal da Cultura de Barretos em direção a Estação Cultura. Durante o percurso foram entoados cantos em louvor ao santo, acompanhados por sons de atabaques.
O cortejo foi organizado e idealizado pelo Pai Adriano Neres de Ogum- presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, que partilhou o chamado com o Pai Alexandre Spócito.
Os organizadores do evento foram Pai Belizário, Pai Alexandre, Mãe Naira, Mãe Jackeline, COMIR, COMPPIR, Aruanda Brasil e Movimento Negro de Barretos, com apoio da Secretaria da Cultura, Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Ronda Municipal.
O presidente Francisco Salviano de Miranda, o popular Tico, coordenador do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, calculou que 400 pessoas participaram do evento religioso. Representantes de Olímpia, Monte Azul, Franca e São Paulo estiveram presentes no ato.
O líder religioso Elvis Ribeiro, do Círculo de Umbanda Crística do Cacique Ubirajara, conclamou a união de todos os grupos que seguem as religiões de matriz africana. A presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, Ana Paula Ferreira, destacou o trabalho no combate a discriminação religiosa e racial. O secretário municipal de cultura, Rogério Teodósio enfatizou a importância do evento para a cidade e agradeceu o apoio da prefeita Paula Lemos.