Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Comunidade terapêutica atende dependentes químicos gratuitamente em Valentim Gentil
“Sempre tive um perfil de querer ajudar as pessoas, desde a minha infância eu ajudava muito meus amigos de classe que tinha dificuldade em algo. Sempre tive um lado muito voluntário desde pequeno, acredito que isso nasceu comigo.” – A explicação é do fundador da Comunidade Terapêutica Novo Sinai, Carlinhos Marques durante o programa “Café com prosa” na Rádio Jornal.
Dedicado à recuperação de dependentes químicos, trazendo a dignidade de vida, novas condições de reabilitação para o mundo social, profissional e familiar, a comunidade situada em Valentim Gentil (SP). O fundador conta que o local seria um clube de campo para os funcionários de uma empresa localizada na área rural. “Comecei a construir, na época me lembro que coloquei uma piscina, uma edícula e outras coisas e me lembro que os funcionários começaram a frequentar o lugar, pois ficou um ambiente agradável. Tinha um amigo meu, que eu havia ajudado, pois estava com problemas de dependência química, que tinha voltado de São Paulo, pois ajudamos ele fazer o tratamento lá, então ele voltou bem e me mostrou ser uma pessoa que estava com interesse de trabalhar com isso, trabalhar ajudando pessoas com o mesmo problema que ele estava.” – explica o fundador.
Carlinhos na época ligou para o Padre Silvio que tinha fundado uma casa para receber esses dependentes químicos e ajudar na recuperação, “então expliquei que meu amigo queria trabalhar nesta causa e ele na hora aceitou. Ele foi para lá e trabalhou por um ano, só que dentro deste período, ele recebeu uma proposta melhor para trabalhar em outra casa de recuperação e foi para lá. Chegando lá, ele não se sentiu muito à vontade.” – relata.
No Carnaval de 2005, o amigo ligou para Carlinhos contando que a clínica onde trabalhava tinha fechado e que três pacientes iriam para a rua, pois não tinha para onde eles iriam. “Então a gente combinou que eles poderiam ficar neste local que eu havia construído para meus funcionários, mas apenas durante a semana do Carnaval. Eu conheci essas pessoas e eram incríveis. Passou o Carnaval e eu não queria mandar elas embora. Um deles veio até mim, conversou comigo e disse que também tinha um amigo passando pelos mesmos problemas.” – conta.
Carlinhos Marques ressalta que enxergou que aquelas pessoas não vieram ali em vão. “Eram talentosos e queriam se livrar dos vícios das dependências químicas. Ao passar do tempo, chegaram mais pessoas e chegou um momento em que já havia 17.” – diz. Neste momento, o empresário decidiu oficializar e criar uma associação que hoje contabiliza 18 anos.
A comunidade terapêutica atende gratuitamente dependentes químicos.
Serviço:
Comunidade Terapêutica Novo Sinai
Endereço: Rua Emílio Bertoldo, 364, Valentim Gentil (SP)
Telefone: (17) 3485-7748
Contato: [email protected]
Facebook: facebook.com/NovoSinai
Instagram: instagram.com/novosinai