Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Jornalista vê com bons olhos eleição de Tarcísio de Freitas
Nascido em Miguelópolis, e residente da cidade de Barretos, Tulio Guitarrari, jornalista e filósofo, participou do programa “Café com prosa”, com Raphael Dutra na Rádio Jornal na segunda-feira (31) e falou sobre sua visão política atualmente.
O jornalista começou fazendo sua análise em relação ao resultado desta última eleição, que elegeu Luiz Inacio “Lula” da Silva (PT), como Presidente do Brasil e Tarcísio de Freitas (REP), como o novo governador do Estado de São Paulo. “Eu particularmente esperava uma disputa apertada, e ficava com receio do Lula (PT) ganhar as eleições, por conta de convicções políticas. O atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), calado é um poeta, por ser explosivo e não raciocinar na hora de suas falas e ele fala coisas desnecessárias e isso sim, pode ter atrapalhado ele na reta final da sua campanha.” – diz o jornalista.
Após ser questionado pelo apresentador, Raphael Dutra, se os últimos acontecimentos envolvendo o ex-deputado federal, Roberto Jefferson (PTB), onde ele efetuou disparos conta a Polícia Federal e acabou sendo preso e outro fato envolvendo a Deputada Federal reeleita, Carla Zambelli (PL) e apoiadora assídua de Bolsonaro em sua campanha, pode ter atrapalhado o atual presidente a se reeleger. “Acredito que o caso do Roberto Jefferson (PTB), tenha prejudicado mais a campanha do atual presidente, já o de Carla Zambelli (PL), acredito que nem tanto, pois foi na véspera das eleições e não deu tempo de dar aquele impacto sobre o peso da decisão do eleitorado. Já o Roberto Jefferson (PTB), sim, pois teve um prazo maior para poder bater em cima da questão da violência e da posse de armas.” – afirma.
Divisão do Brasil
Durante a entrevista, o apresentador e advogado, Raphael Dutra, levantou uma questão importante em relação a divisão do Brasil nesta eleição, já que foi uma votação muito acirrada, onde Lula (PT) recebeu 60.345.999 votos e Bolsonaro (PL) recebeu 58.206.354 votos. O questionamento feito foi, após a vitória de Lula (PT), o Brasil continuará dividido? E o jornalista responde:
“Eu acredito que quanto maior a população, maior a quantidade de votantes, então se ele passou de 60 milhões, seria bom a gente fazer uma análise sobre a porcentagem de votos das outras eleições também, porque se você mantém a proporção de votos, você vai ter uma noção geral, de quanto cada candidato possui de eleitores. Eu até penso, baseado nesta eleição, se na eleição de 2018, o Lula (PT), fosse o candidatado e não Haddad (PT), ele certamente teria ganhado e nós nem teríamos o Bolsonaro (PL) na presidência, porque, o Lula (PT), é uma pessoa cativante, uma pessoa confiante, um político e principalmente um líder nato, ele arrasta multidões de pessoas onde passa.” – destaca.
O jornalista ressalta que querendo ou não, o Lula (PT), é o presidente de todos. “Tem até quem diz que foram isentos, tem aqueles que diz que não quiseram votar e até os que votaram no outro candidato, mas o fim é o mesmo, nosso presidente é um só, estamos todos no mesmo barco, se todo mundo for vencer com o governo Lula (PT), iremos vencer juntos e se todos forem perder, iremos perder juntos.” – diz Tulio.
Eleição de Tarcísio de Freitas
Tulio também fala da eleição de Tarcísio de Freitas (REP), como novo governador do Estado de São Paulo “Vejo com bons olhos a eleição dele, até pelo ministro que ele foi tentando fazer o máximo possível dentro do seu período de obras no país. Nós vimos a transposição do Rio São Francisco, realizou também a pavimentação da Transamazônica e entre outras, então eu vejo que ele sim tem noção de governabilidade, embora as pessoas sempre falem que ele não é do Estado, porém hoje qualquer pessoa, que queira saber algo, basta da apenas um Google, e ele fica informado sobre muita coisa, então esse argumento cai por terra. Acredito que se ele conseguir manter um bom diálogo com o Governo Federal, São Paulo vai ganhar muito mais do que vai ganhar se ele ficar ilhado, porém eu nunca vi nenhum candidato dizer, que se quando assumir o poder, vai ficar na sua e não quer diálogo com ninguém, então sim, esperamos que Tarcísio de Freitas (REP) e Lula (PT) possam ter uma boa comunicação, então acredito que o Estado de São Paulo ganhou muito, com a vitória de Tarcísio de Freitas.” – finaliza Tulio.