Junão prioriza educação e infraestrutura para Guaíra e quer apoio de deputados

 Junão prioriza educação e infraestrutura para Guaíra e quer apoio de deputados

Prefeito de Guaíra, Antonio Manoel da Silva Junior, o “Junão”.

O atual prefeito da cidade de Guaíra (SP), Antônio Manoel da Silva Júnior, (MDB), o “Junão”, foi entrevistado no programa “Café com prosa”, com Raphael Dutra na Rádio Jornal na segunda-feira (10) e falou um pouco mais, sobre a sua gestão na cidade.

De acordo com o jornalista Igor Sorente, o município de Guaíra, sofre com a carência de casas populares na cidade, e enfatiza que está prevista a construção de 232 casas populares. Igor questiona o prefeito, se esse número de casas irá suprir a demanda da cidade. “Não, não vai e o porquê que não irá suprir a demanda, como eu disse outras vezes, há mais de 20 anos, não se construiu uma casa popular em Guaíra. Então, eu decidi ir atrás do atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), e pedi para que ele me ajudasse nesta demanda, porém era preciso terminar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, que há mais de 10 anos, não foi concluída. No meu primeiro mês de gestão da cidade, eu recebi um comunicado que teria que devolver R$ 632 mil, por conta de que os prefeitos anteriores, não prestaram contas de um valor repassado para a cidade e também, recebi um comunicado da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), que a prefeitura teria que devolver o valor destinado para a cidade de R$ 7,5 milhões.” – disse ele.

Junão fala que foi até São Paulo, conversar com o ex-diretor da FUNASA, Ronaldo Nogueira e que assumiria o compromisso de finalizar a Estação de Tratamento de Esgoto dentro de um prazo, e assim foi feito, a obra está sendo concluída e foi permitido iniciar as obras das casas populares. “ Nós levamos o projeto até a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional) e foi liberado a construção das 232 casas, que já estão em andamento e também fomos notificados pela mesma, que até o mês de dezembro, estariam liberadas, 58 casas populares no município.” – destaca o prefeito.

Moradias
Ainda fala sobre as casas populares, Junão ressalta o projeto em que ele criou, que está em tramitação na Câmara Municipal, chamado “Nosso Sonho, Nosso Lar”. Conta que o município de Guaíra, tem uma área institucional muito complexa e pensando em seu compromisso com as pessoas em vulnerabilidade criou este projeto, em que a prefeitura realizasse a construção de casas. “As pessoas contempladas não irão ganhar essas casas, elas irão viver naquela residência até o falecimento dos proprietários, e logo após, essa casa será remanejada para outra família. A família que estiver na casa estará isenta de IPTU e outros impostos.” – explica.

Parque ecológico
Guaíra conta com o Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco”, que foi pauta na entrevista com o prefeito. Junão contou para Raphael Dutra que o zoológico, quando assumiu a gestão, estava praticamente abandonado, com poucos animais e alguns já doentes. “Então quando vimos aquela situação, nós fizemos um projeto do Bioparque, que é transformar o local com animais, como borboletários, apicultura e entre outros, então acaba se tornando um projeto maravilhoso. Nós conseguimos uma verba com um deputado estadual, para que nós pudéssemos dar início e vai atrair turistas.” – conta.

Junão fala também, da construção de um hospital veterinário dentro deste Bioparque. “Em contato com a usina Tereos, nós tivemos um diálogo importante e muito respeitoso, eles me deram a informação, em que irão construir um hospital veterinário e um canil.”- diz Junão.

Polêmica da Santa Casa
Depois de a Santa Casa da cidade de Guaíra, ser tema de reportagens negativas na mídia, após uma adolescente de 15 anos grávida de gêmeos, perder um dos bebês ao dar à luz na rua em frente à casa dela, depois de ter sido levada para a Santa Casa e recebido alta. O jornalista Igor Sorente, questiona o prefeito do município, se o hospital, teria capacidade necessária para atender a cidade, e se o gestor municipal pensa em passar a administração do hospital para Fundação Pio XII, já que a Santa Casa está sob intervenção da prefeitura.

“Eu fui provedor da Santa Casa por seis anos, eu a peguei toda desestruturada, com diversas dívidas, eu praticamente zerei as dívidas da mesma e de um outro hospital que temos no município, eu fiz uma gestão. Quando eu assumi a prefeitura, a Santa Casa, já estava sob intervenção da prefeitura e com uma dívida milionária. O que eu estou fazendo agora, assumindo a Santa Casa com uma dívida altíssima, e conseguindo fazer com que a sua receita e suas despesas, se equivalem e a prefeitura vai dando suporte para a Santa Casa. Em relação ao Pio XII, eu já estou conversando com o Henrique Prata, para sabermos o que nós podemos fazer em nosso hospital. Em relação a fatalidade envolvendo a gestação da garota de 15 anos, eu assumo a irresponsabilidade, nós temos que assumir, eu como gestor e interventor da Santa Casa, nós temos que procurar trabalhar, para que esse tipo de ações da parte do médico, não possam existir no nosso hospital.” – relata o prefeito.

Eleições 2022
Já no tema “eleições”, o prefeito Junão, falou sobre os deputados no qual ele apoiou no primeiro turno e revelou seu apoio neste segundo turno. “No primeiro turno, eu apoiei para o governo do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), porque na vida nós temos que ter gratidão pelas pessoas. Em duas conversas que tive com Rodrigo Garcia (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes, através do ex-prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão (UB), Rodrigo me questionou, sobre em qual obra, nós estávamos com mais necessidades, e eu revelei que eu precisava levar a ETEC para Guaíra que hoje já é uma realidade. Além disso, Rodrigo cedeu para o município, mais de 15 maquinários, propocionou uma verba para revitalização do Parque Maracá, que é nosso cartão postal da cidade. Neste segundo turno, meu apoio é ao candidato a governador, Tarcísio de Freitas (REP), acredito no trabalho do mesmo, foi um dos melhores ministros da infraestrutura que o Brasil já teve.

Reeleição
Em uma pergunta feita por Raphael Dutra, no quesito reeleição, o atual prefeito de Guaíra foi bem sincero em suas falas. De acordo com Junão, antes de pensar em disputar a próxima eleição, ele tem o propósito de concluir, aquilo que foi prometido para a população da cidade neste tempo de mandato, e priorizar a educação no município, ajudar os idosos, tirar os jovens da rua e reestruturar a infraestrutura da cidade.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!