Barretos realiza mais um jogo treino neste sábado contra o Sertãozinho
Estão abertas as inscrições para a “Violeira Gedeão da Viola”
Duplas de violeiros da cidade de Barretos já podem se inscrever na segunda edição da “Violeira Gedeão da Viola”, evento que incentiva a preservação da cultura caipira, homenageando um dos mais importantes violeiros de todos os tempos. A disputa acontece nos dias 19 e 20 de julho, no Recinto Paulo de Lima Corrêa, a partir das 19h30. São 12 vagas para duplas da cidade, que tenham um trabalho inédito no estilo sertanejo raiz, também denominado música caipira.
As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura das 8h00 às 14h00, de segunda a sexta-feira, gratuitamente, levando documentos pessoais dos integrantes da dupla. Serão aceitas as 12 primeiras inscrições. Caso o número disponível não seja preenchido, será aberta nova chamada para duplas de outras cidades.
As eliminatórias e final acontecem nos dias 19 e 20 de julho, respectivamente.
Gedeão da Viola
É o nome artístico de Gedeão Nogueira, um dos mais importantes compositores e violeiros da história da música sertaneja do Brasil. Nascido em Limeira (SP) no dia 16 de abril de 1945, faleceu em Barretos, em julho de 2005.
Gedeão conheceu o estilo ainda criança, quando dançava catira por influência da família de catireiros. Trabalhou como artesão na juventude, em São Paulo, consertando e reformando instrumentos de corda. Foi peão de boiadeiro e chegou a trabalhar, já em Barretos, como instrutor de rodeio, tornando-se mais adiante professor de viola.
No início dos anos 2000 foi considerado um dos quatro melhores violeiros do Brasil, além de ser o principal tocador de viola autêntica. Dividiu o mesmo palco, compôs e gravou com nomes importantes como Téo Azevedo, Tião Carreiro, Almir Sater, Rodrigo Azevedo, Tião do Carro, Zé Garoto, Ranchinho, Roberto Correia, Zé Mulado e Renato Andrade, entre outros. Sua música “Pau-Brasil” foi por mais de 10 anos abertura do programa “Viola, minha Viola”, apresentado por Inezita Barroso, na TV Cultura. Morreu aos 60 anos, no dia 27 de julho de 2005, em Barretos. Desde 2018 é homenageado pela Prefeitura de Barretos com a criação da Violeira Gedeão da Viola.