Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Projeto aprovado na Câmara Municipal homenageia esportista Zuza
Uma praça localizada no Mais Parque ganhou nomenclatura oficial na noite desta segunda-feira (10) quando a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Raphael Dutra (PSDB) que homenageia o esportista José Pereira, o “Zuza”.
Localizado na Avenida Belisário Rosa Leite com a Rua José Walter Dal Moro, a praça vai perpetuar a memória de umas das maiores reservas morais do esporte amador barretense. “As pessoas que foram exemplo e fizeram história devem ter seus nomes gravados, consignados em logradouros e praças públicas, para que sirvam de exemplo, de paradigma, de modelo para todas as pessoas.” – destaca Dutra.
A votação do projeto foi acompanhada pelos filhos do homenageado. Em entrevista para o Jornal de Barretos, a filha Rosa Maria Pereira Borela disse que é “uma gratidão infinita e bem lembrada. A paixão dele era o futebol e vivia o futebol.”
O homenageado
José Pereira, o “Zuza”, faleceu no dia 2 de julho de 2018 aos 89 anos em Barretos. Fundador da Portuguesa de Desportos, é um grande precursor da várzea barretense que ajudou a fundar e que foi criada em 1956, após a famosa “Tamancuda”, que nasceu bem antes e já disputava jogos amistosos. Na equipe foi jogador, presidente e técnico, tornando-a grande vencedora com 12 títulos conquistados na época de ouro da competição.
Zuza foi ainda diretor de árbitros da Liga Barretense de Futebol e diretor de patrimônio do Barretos Esporte Clube. Atuou também como técnico da Seleção Varzeana e do BEC, numa passagem inusitada e marcante, em 1976. Naquele ano, no início da fase de preparação para o campeonato, o Touro do Vale teria que jogar em Olímpia para pagar um jogo trocado. Todavia, o Tricolor da Paz havia marcado uma partida para o então Estádio Fortaleza com a Votuporanguense no mesmo dia, cujo resultado foi 2 x 2.
Como tinha que cumprir ambos jogos, Zuza então foi convocado pela diretoria do Barretos e formou na manhã do mesmo dia uma equipe com jogadores varzeanos, incluindo Marinho Carvalho, preparador físico do Touro; com reforços de Wilson (goleiro), João Carlos Bradesco e Hamilton Gianini, do elenco de profissionais do BEC.
No início da tarde o time formado partiu para Olímpia, onde, no Estádio Tereza Breda, enfrentou a equipe local, conseguindo um heroico empate de zero a zero que foi muito comemorado e considerado uma verdadeira façanha. Ali, mais uma vez, Zuza demostrou sua competência, como tantas vezes o fez.
A vida de Zuza é uma história bonita e emblemática. Amigo, parceiro e paizão, mas também enérgico sem perder a ternura. Homens assim fazem falta sempre, deixam um grande legado e seu ensinamento não vai morrer nunca.