Palhaço Bola fala sobre “ Sentido da Vida” em palestra no Hospital de Amor
Barretos despenca em ranking de gestão ambiental para 338º posição
O município de Barretos está distante das melhores cidades do Estado de São Paulo no “Programa Município Verde e Azul” da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que mede e apoia a eficiência de gestão ambiental nos municípios. A cidade ficou em 338º no ranking do Estado em 2018. Há 10 anos, em 2008, o município ocupava o 9º lugar.
Ao todo, integram o projeto 645 municípios do Estado de São Paulo. No ranking geral, considerando todas as cidades, São José do Rio Preto ficou em 1º lugar com nota 94,65. Barretos ficou em 338º com nota 10,41. Entre as 19 cidades da região administrativa, Embaúba ficou em 14º lugar (nota 89,52); Pirangi em 17º lugar (nota 88,73); e Cajobi em 47º lugar (nota 82,43).
Para a composição das notas, que vão de 0 a 10, são levadas em consideração dez aspectos: arborização urbana, biodiversidade, conselho ambiental, educação ambiental, esgoto tratado, estrutura ambiental, estrutura e educação ambiental, gestão das águas, município sustentável, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo.
Barretos conseguiu a melhor nota na diretiva de biodiversidade com 2,65. As notas zero foram de arborização urbana, conselho ambiental, estrutura e educação ambiental e município sustentável. A cidade manteve as mesmas notas em relação ao ano anterior.
Conquista do certificado
Para receber o “Certificado Município Verde Azul”, Barretos tinha que ter atingido a nota superior a 80 e ter preenchido os requisitos pré-definidos para cada ciclo, e ao Interlocutor respectivo (pessoa responsável no município por articular as ações do programa). Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
Histórico
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente lançou em 2007 o “Programa Município Verde Azul”. Este programa visa à estimulação e a capacitação das prefeituras em criar uma agenda ambiental estratégica.
A cada ano as exigências são modificadas fazendo com que os municípios ampliem ainda mais a sua agenda ambiental.
O ranking completo pode ser consultado no site no programa.
Confira as notas do município:
Fonte: Henry Caeiro/ O Sertanejo Online