Palhaço Bola fala sobre “ Sentido da Vida” em palestra no Hospital de Amor
Prefeitura desmente surto de meningite e orienta vacinação em crianças
A Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que no município de Barretos não foram registrados casos confirmados de meningite nos últimos meses. Muita notícia falsa e desencontrada está circulando nas redes sociais, no entanto, a verdade é que Barretos, por ora, está livre de um possível surto de meningite.
Como nesta época do ano ocasionalmente há visitas de pessoas que estiveram em regiões onde houve os casos registrados da doença, a prevenção sempre é recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde. A prevenção é feita com medidas simples, como lavar as mãos, alimentar-se bem, evitar contato com secreção oral de pacientes com infecções virais ou bacterianas sem tratamento.
Outra recomendação importante é a vacinação em crianças. As vacinas estão disponíveis na rede pública. A vacina específica para prevenção da Meningite Meningococica Tipo C, e está a disposição para crianças menores de 1 ano, e é aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses, e para adolescentes de 11 a 14 anos em dose única. Contra a Meningite Bacteriana causada por Haemophilus, está disponível a vacina pentavale, aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida. E contra a Meningite Bacteriana causada por Pneumococo, há a vacina Pneumococica 10 Valente aplicada aos 2 e 4 meses de idade e com reforço aos 12 meses de vida. Há ainda, rede privada, as vacinas contra meningite Meningococica tipo B e ACWY. Contra Meningite Viral, não há vacina, por ser uma forma mais branda da doença, dispensando muitas vezes o tratamento com medicação específica.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que sempre manteve todos os seus profissionais de saúde atentos e capacitados para o atendimento e avalição dos pacientes com suspeita de meningite, com diagnóstico precoce e tratamento necessário. A Secretaria Municipal de Saúde mantém observação e acompanhamento constante e sistemático de todos os casos suspeitos da doença, agindo de maneira oportuna de acordo com as medidas protocolares do ministério da saúde mediante suspeita de casos.
Em caso de dúvidas ou suspeitas, é só procurar a Unidade Básica de Saúde.