Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Dicas para sair do sedentarismo e ter mais qualidade de vida
Faltando apenas quatro meses para o início do verão, muitas pessoas começam a se exercitar ou retomar a rotina de atividades físicas está entre eles. Deixar os hábitos sedentários para trás é um excelente plano, mas alguns cuidados são necessários nesse início.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o sedentarismo é quarto maior fator de risco de mortalidade global no mundo, favorecendo o surgimento e o agravamento de uma série de doenças, como as do coração, o diabetes e o câncer. “Recomendo a musculação porque é uma atividade completa, no qual a gente consegue controlar tempo, carga e respiração.” – destaca o educador físico, Sílvio T. Fernandes Junior. A modalidade trabalha todos os grupos musculares e por esta razão, acredita ser mais eficaz, completa.
Segundo ele, a prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário.
Para Marco Antônio Garcia, qualquer atividade física melhora a sensação de bem-estar, melhora o humor, diminui a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberar serotonina, hormônio conhecido como a “molécula da felicidade”.
No entanto, há um conjunto de fatores para se obter uma vida saudável: boa alimentação, dormir bem e se relacionar socialmente. “O acompanhamento de nutricionista é um complemento para uma vida saudável. De nada adianta vir na academia e não se alimentar corretamente. Acredito na reeducação alimentar porque é para a vida toda, proporcionando um controle no que ingere.” – frisa Garcia.
Os educadores físicos recomendam a prática da musculação pelo menos três vezes por semana. Ressaltam também que aqueles que possuem IMC (Índice de Massa Corporal) entre 25 e 30 (sobrepeso) que se exercitam regularmente, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários.
Fonte: Igor Sorente/ Seven Press