Aluno de Medicina Veterinária do UNIFEB disputa modalidade Cutiano na 70ª Festa do Peão de Barretos
Vereador defende debate da previdência municipal para evitar colapso


”O regime de previdência municipal de Barretos está extremamente desequilibrado.” A frase é do vereador Raphael Dutra (PSDB) se referindo ao desequilíbrio econômico do IPMB (Instituto de Previdência do Município de Barretos). Requerimento de sua autoria, apresentado na sessão desta segunda-feira (11) da Câmara Municipal de Barretos pede a constituição de Comissão Especial para debater e analisar os problemas e soluções do IPMB.
De acordo com o vereador, as condições econômico/financeiras do IPMB é bastante comprometedora com desequilíbrio entre receita e despesa, gerando déficits que aumentam assustadoramente podendo inviabilizar a situação de autosustentabilidade. “E a tendência é que essa disparidade aumente, pois, todos os meses funcionários públicos se aposentam e passam de contribuintes a usuários dos recursos do Instituto.” – destaca.
A atual situação do IPMB tem gerado insegurança e intranquilidade aos aposentados e pensionistas, assim como os servidores da ativa cujas contribuições são descontadas e devem ser recolhidas na expectativa de uma aposentadoria diga, diz o requerimento. Para Dutra, “a proposta de debate busca um novo modelo de gestão com o objetivo de dar sustentabilidade ao IPMB pelas próximas décadas.”
Sobre o instituto
O IPMB (Instituto de Previdência do Município de Barretos) foi criado pela lei municipal 2678/1992 na gestão do prefeito Ibraim Martins da Silva. É uma autarquia com personalidade jurídica de direito público interno que possui autonomia financeira e administrativa, prestando serviço social autônomo vinculado ao Município de Barretos.
