Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Barretos está em risco para surto de dengue, zika e chikungunya, diz Ministério da Saúde
Barretos apresenta risco de enfrentar um surto de dengue, zika e chikungunya, segundo um levantamento divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a avaliação, o município tem elevada taxa no LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), com pontuação acima de 4. Com pontuações entre 2,0 e 3,7 estão Guaíra e Colina na lista de alerta.
A nota do levantamento leva em conta a quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue e serve de base para políticas públicas contra as doenças, mesmo em períodos de estiagem, como outono e inverno.
Confira a lista completa de municípios, com a avaliação do risco de cada um deles.
As informações são referentes ao período de janeiro a março deste ano. Até 21 de abril, foram notificados mais de 100 mil casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 20% em relação ao mesmo período de 2017. Também houve queda expressiva no número de óbitos, com redução de 44%.
Em relação à chikungunya, a redução foi de 65% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018, houve 4 mortes confirmadas laboratorialmente, sendo que em 2017, foram 83.
Já os casos de zika diminuíram 70% em relação ao mesmo período do ano passado e nenhuma morte foi registrada.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização ou citação da fonte.