Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Com ousadia e coragem mulheres denunciam feminicídio
Um pequeno grupo denunciou o feminicídio que acontece no Brasil durante ato realizado na tarde deste sábado (14), na Praça Francisco Barreto. Uma das manifestantes citou o nome de várias mulheres que foram assassinadas em diversas localidades. Um dos casos lembrados aconteceu em Barretos.
O protesto por causa do assassinato da vereadora e socióloga carioca Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista Anderson Gomes foi convocado pelas redes sociais. “Uma atitude de ousadia e coragem.” – segundo uma das organizadoras. A questão de gênero e o genocídio de negros e negras foi uma das abordagens dos pronunciamentos. “As mulheres merecem respeito.” – afirmou uma das oradoras. Outra, emocionada, dizendo-se cristã, defendeu a sororidade e disse que é preciso criar pontes e não barreiras.
Uma das propostas apresentadas durante a manifestação foi a organização de um grupo de pessoas para debater a violência contra as mulheres, denunciar o tráfico humano e a exploração sexual em Barretos, principalmente no período da Festa do Peão.
Quando a manifestação já havia terminado, uma viatura da Polícia Militar foi ao local. Os policiais alegaram que estavam atendendo reclamação de vizinho incomodado com o barulho.