Taxas de juros apresentam ligeira queda em junho
Pesquisa de taxas de juros realizada pelo PROCON-SP, em 2 de junho, aponta que, apenas uma instituição financeira que faz parte do levantamento diminuiu as taxas do cheque especial e do empréstimo pessoal. Fazem parte da pesquisa os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
A taxa média do cheque especial dos bancos pesquisados foi de 13,47% ao mês, inferior ao mês anterior que foi de 13,48%, representando uma queda de 0,01 ponto percentual.
A queda foi promovida pelo Bradesco, que alterou de 13,41% para 13,33% a.m., representando uma variação negativa de 0,60% em relação a taxa de maio. As demais instituições mantiveram inalteradas as suas taxas.
Já a taxa média do empréstimo pessoal dos bancos pesquisados foi de 6,35% ao mês está 0,02 ponto percentual menor em relação ao mês anterior, que foi de 6,37%. A modificação foi promovida pelo Bradesco, que alterou de 6,46% para 6,38% ao mês, representando uma variação negativa de 1,24% em relação ao mês anterior.
Especialistas do PROCON-SP alertam que, em função do quadro de instabilidade do país, é prudente o consumidor evitar contratar crédito, a não ser que seja extremamente necessário. Nesse caso, cabe uma criteriosa pesquisa no mercado financeiro sempre avaliando diversas linhas de crédito acessíveis ao seu perfil, que ofereçam juros menores.