Juliana Adão destaca compromisso com a promoção social e desenvolvimento humano de Barretos
Assembleia aprova projeto para incentivar o turismo em Barretos
A cidade de Barretos poderá receber a partir de agora cerca de R$ 650 mil por ano para fomentar o turismo regional. Isso porque os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram nesta terça-feira (16), projeto de lei que classifica cinco municípios, além de Barretos, como de interesse turístico. São eles: Agudos, Santo Antonio da Alegria, Guararema, Iacanga e Sales.
O valor deve ser destinado a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve impulsionar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. O projeto tem a autoria dos 94 deputados.
Para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante – incluindo sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e restaurantes. É preciso ainda ter um Conselho Municipal de Turismo firmado, além de ter potencial para atrair visitantes. Todos os municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico.
O deputado Sebastião Santos (PRB) ressalta a importância da conquista para a região. “Barretos passa a ser de interesse turístico depois de 161 anos produzindo turismo com o peão de boiadeiro e de termos atraído milhões de pessoas para uma cidade reconhecida mundialmente. Agora a Assembleia Legislativa de São Paulo traz a oportunidade de oficializar isso”, confessa Santos que conclui dizendo “com certeza daqui a dois anos nós teremos uma grande disputa no ranqueamento e vamos lutar para que Barretos seja reconhecido como estância turística.” – destaca.
Os municípios de Brodowski, Monte Alto, Rifaina, Rubineia, Sabino, Pedreira, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Tatuí, Piedade, Tapiraí, Santa Isabel, Martinópolis e Buritama já haviam recebido a classificação de interesse turístico em votação anterior no parlamento. A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico.