Vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos começa na segunda-feira, 13

 Vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos começa na segunda-feira, 13

Imagem/Créditos: Alex Ramos

Digiqole Ad

A Secretaria Municipal de Saúde passa a aplicar a vacina contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos a partir desta segunda-feira, 13. A vacinação será realizada, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barretos, das 8 às 16h, e no Postão (ARE I), das 8 às 12h.

“Vacinas são grandes parceiras da população na luta contra várias doenças. Diante do difícil cenário que o Brasil vive com a dengue, é muito gratificante começarmos a receber essa vacina. Os profissionais da saúde estarão à disposição nas unidades para vacinar essas crianças a partir de segunda-feira”, afirmou a prefeita Paula Lemos.

Essa vacina foi introduzida no SUS após a confirmação de que é segura e eficaz nas faixas etárias em que é indicada. A Q-denga deve ser tomada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É indicada tanto para quem que nunca teve a doença, quanto para quem já teve. Em pessoas que tiveram dengue recentemente, recomenda-se o intervalo de seis meses entre a infecção e a aplicação da primeira dose da vacina.

No Brasil, foi feita a opção por iniciar a vacinação pelos adolescentes, levando-se em conta que nos últimos cinco anos a contaminação pela dengue tem levado com maior frequência à hospitalização de pacientes nessa faixa etária.

Não é recomendado que a vacina Q-denga seja aplicada em gestantes, em mulheres que estejam amamentando ou em pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo as que estejam recebendo quimioterapia ou corticoides sistêmicos em doses elevadas. Também não é indicada para crianças menores de 4 anos e pessoas a partir de 60 anos de idade.

É importante lembrar que a vacina protege contra a dengue, mas combater a doença é papel de todos: locais que podem acumular água parada devem ser eliminados para impedir que o mosquito transmissor se reproduza.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!