Envelheça na sua melhor versão e continue desfrutando de todos os prazeres da vida

 Envelheça na sua melhor versão e continue desfrutando de todos os prazeres da vida
Digiqole ad

Estamos envelhecendo, a expectativa de vida do brasileiro até 2019 era de 76,8 anos, caiu para em média 72 anos devido a pandemia, entretanto a tendência é aumentar a cada ano.

Mas será que as pessoas estão envelhecendo com saúde ou se prepararam para envelhecer?

Hoje, dificilmente encontraremos um idoso que fica em casa assistindo televisão ou apenas cuidando dos netos. As vovós não estão mais fazendo tricô e os vovôs não ficam somente sentados nas praças vendo o restante da vida passar.

A terceira idade é muito mais ativa nos dias atuais, porém a questão é que para chegar na melhor idade cheio de energia é preciso envelhecer com saúde: física, emocional, mental. E quais os fatores que contribuem para isso?

Uma velhice saudável começa a se construir por volta dos 35 a 40 anos. Pois se todos nós vamos envelhecer e queremos envelhecer porque, afinal de contas, é sinal de que continuaremos vivos, por que não construir nossa melhor idade desde agora?

A base para alcançarmos a melhor idade no auge da nossa saúde de forma geral é equilibrar alguns pilares como o bem-estar emocional, alimentação saudável e prática de atividade física.

O bem-estar emocional começa com um sono restaurador, quando não dormimos bem, nosso corpo demonstra uma série de sinais de cansaço e fadiga, inclusive no campo das emoções, com irritabilidade, isolamento entre outros aspectos. Um sono regulado de pelo menos 8 horas por noite devolve o vigor e a disposição e isso serve para todas as idades.

Manter uma alimentação saudável e rica em antioxidantes, proteínas que auxiliam no ganho de massa muscular, junto a atividade física, frutas, verduras e fibras é muito importante, assim como diminuir o consumo de álcool, açúcar e gorduras.

Praticar exercícios físicos ajuda a melhorar os tônus muscular, ganhar ou manter a massa magra, manter o eixo de equilíbrio. A atividade física tem um papel fundamental para evitar quedas, o que é bem comum ao idoso, e o deixará com muito mais disposição, flexibilidade e autonomia para realizar as atividades de rotina.

Para equilibrar esses pilares e viver plenamente a melhor idade, a opção ideal é buscar orientação com uma equipe de profissionais que conta com médico, nutricionista e educador físico para oferecer todo o suporte específico para cada necessidade do idoso, com um tratamento personalizado e sob medida para o funcionamento do organismo. Quer saber mais? O Dream Team pode te ajudar, agende sua consulta.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Digiqole ad

Igor Sorente

Relacionado

Leave a Reply