É possível emagrecer de forma saudável e segura?

 É possível emagrecer de forma saudável e segura?

Mudar o estilo de vida é a base para que o processo de perda de peso funcione da forma correta.

Existe uma maneira correta e adequada para o processo de emagrecimento. Devemos observar, primeiramente, que se o paciente está com obesidade, o estilo de vida pode ter levado a isso, então é necessário modifica-lo, abandonando o sedentarismo, buscando uma melhor alimentação, melhorando a qualidade do sono, reduzindo o stress. Essa é a base para qualquer processo de emagrecimento, sem mudar esses aspectos dificilmente haverá perda de peso saudável.

Existem medicamentos seguros e comprovadamente eficazes na perda de peso, mas o emagrecimento baseado somente em medicação não é considerado saudável. O uso exclusivo de remédio, sem mudança no estilo de vida, é apenas uma muleta e a perda de peso, nesse caso, não é eficaz.

A OMS preconiza, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para manter o funcionamento regular o metabolismo. E isso é uma das coisas que devem ser priorizadas no processo de emagrecimento.

Identificar qual o melhor processo a ser seguido por cada paciente vai depender do histórico de vida, os antecedentes pessoais e da avaliação da taxa hormonal, porque vários hormônios interferem no ganho de peso e, consequentemente, na obesidade.

Não existe uma receita que funcione igual para todos os pacientes, vários fatores devem ser avaliados inclusive para indicar uso de medicamento que auxilie na perda de peso, lembrando que a mudança no estilo de vida é a base de todo o processo.

Somente um profissional especializado, com base nas avaliações realizadas em cada paciente, poderá indicar o melhor processo individual para o emagrecimento saudável.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!