Buracos no asfalto persistem como desafio crônico em Barretos
Barretos tem problemas de saúde animal que pode virar epidemia, diz advogado
“Nós auxiliamos a população a fazer denúncias de maus tratos, ou para conseguir alguma medida no judiciário que envolva animais domésticos e também de tração de carga.” A explicação é do advogado Edson Tomoda que também é membro da Comissão de Proteção Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Barretos.
A declaração foi dada durante o programa “Café com prosa” com Raphael Dutra da Rádio Jornal na segunda-feira (5). Avaliou que a Lei Amigo Bicho não está sendo aplicada e busca conversar com a Secretaria do Meio Ambiente para solucionar o problema. “Encaminhamos vários ofícios que não foram respondidos.”
No entanto, o advogado explicou que o secretário de saúde, Kleber Rosa foi muito solícito em todos os questionamentos, ajudando assim a traçar os trabalhos a serem realizados.
Tomoda relatou que Barretos vive um problema de saúde animal que pode virar uma epidemia. “Os casos não são isolados. Temos muitos registros de doença do carrapato e cinomose, por exemplo. A falta de controle pode aumentar os gastos do município na área da saúde e do meio ambiente.” – afirmou.
Quando questionado a respeito do uso de cavalos para tracionar carroças, sabendo-se que com a economia ruim, uma parcela de munícipes voltou a utilizar o veículo como meio de transporte e de trabalho, o advogado explica que a lei não diferencia sobre quem trabalha ou maltrata. Porém, a Comissão sempre usa o bom senso. “Quando a comissão é chamada para verificar uma denúncia e a gente vê que não se trata de maus tratos naquele momento, nós fazemos a orientação para evitar problemas futuros.” – explica.
Tomoda espera a adesão de outros advogados na comissão para ajudar nas demandas da população.