Auditor de serviços de saúde defende SUS
Há um desmonte do SUS (Sistema Único de Saúde), segundo o professor Paulo de Tarso Fernandes, enfermeiro do trabalho e auditor de serviços de saúde. Ele veio de Araraquara para participar em Barretos, na manhã de sábado (7), de um debate sobre Vida Digna e Políticas Públicas. O evento foi organizado pela Delegacia Regional do Sinsprev, Fórum Popular de Saúde de Barretos e Instituto Conhecer Cidadania.
Segundo o professor, sem exagero, o SUS é o maior bem do país e deve ser valorizado. É um investimento que evita que a população adoeça, observou ao lembrar os benefícios da vacinação. Frisou que o sistema não é o ideal, que precisa melhorar muito. “Mas é o que temos num país de dimensões continentais”, afirmou.
Paulo de Tarso está preocupado com a saúde da população em virtude dos incêndios em todo o país. A questão ambiental afeta não somente os humanos, mas a flora e a fauna. Criticou o desmatamento e a monocultura. Salientou que é preciso agir rápido para amenizar o problema.
O negacionismo científico com relação à saúde pública também foi uma das questões abordadas no debate. Ele encorajou a todos ao engajamento em ações preventivas de saúde. Também defendeu a ampliação do Programa Saúde da Família.