Vereador questiona centralização na entrega de medicamentos de alto custo em Barretos
Vereador questiona centralização na entrega de medicamentos de alto custo em Barretos
O vereador Itamar Alves (PSD) apresentou Requerimento à Câmara Municipal de Barretos solicitando informações ao prefeito municipal e ao secretário de Saúde, Ângelo Roberto Gonçalves, sobre a possibilidade de descentralizar a entrega de medicamentos da Farmácia de Alto Custo, atualmente concentrada em um único ponto da cidade.
A proposta tem como foco principal avaliar se a Secretaria Municipal de Saúde estuda alternativas para tornar o processo de distribuição mais acessível à população, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pacientes acamados.
Entre os questionamentos apresentados estão:
- Existência de estudos ou planejamento para permitir que medicamentos de alto custo sejam retirados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas pela cidade;
- Viabilidade técnica de uma logística integrada para essa operação descentralizada;
- Eficiência da atual estrutura da farmácia localizada na Avenida Ibirapuera, nº 177, no bairro City Barretos;
- Abertura da Secretaria para a criação de pontos regionais de retirada.
Na justificativa do requerimento, o parlamentar argumenta que a centralização do serviço impõe desafios significativos para muitos pacientes, que precisam se deslocar longas distâncias, muitas vezes com dificuldades físicas e financeiras. “A retirada de medicamentos em pontos mais próximos de suas residências garantiria mais dignidade, eficiência no atendimento e respeito à realidade dos pacientes”, afirma o documento.
O texto também destaca que, com planejamento logístico, uso de tecnologia e parcerias com as UBSs, seria possível implementar um modelo mais humanizado e justo, sem comprometer a segurança e o controle dos medicamentos.