Mutirão para retificação de nome e gênero acontece em Barretos
Prefeito de Barretos assina repasse de R$ 18,9 milhões para entidades assistenciais
O prefeito da Estância Turística de Barretos, Odair Silva, e a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Juliana Ferreira Adão, participaram nesta segunda-feira (10) da assinatura do repasse de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdicad) para 27 entidades da cidade. O montante total, no valor de R$ 18,9 milhões, beneficiará instituições aprovadas no edital de chamamento público nº 1 de 2024, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Durante a cerimônia, realizada no Lar da Criança Legionárias de Ismael, no Centro, autoridades e representantes das entidades estiveram reunidos para formalizar o repasse dos recursos. Em seu discurso, o prefeito Odair Silva destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições assistenciais. “O que vocês fazem por essas crianças e adolescentes é fundamental. Muitas vezes, a sociedade não enxerga essas realidades, e se não fossem vocês, quantas dessas crianças estariam desamparadas?”, afirmou. Ele também ressaltou o papel das organizações no complemento das ações do governo, enfatizando a necessidade de buscar soluções para a captação de recursos.
A secretária Juliana Ferreira Adão, por sua vez, enfatizou sua ligação com o trabalho das entidades e a importância da atuação conjunta com o poder público. “Vim de uma entidade e sei da relevância do que vocês fazem. Muitas vezes, as políticas públicas não conseguem alcançar todas as necessidades da população, e as entidades entram justamente para preencher essas lacunas com compromisso e qualidade”, destacou. Ela reforçou a necessidade de diálogo contínuo entre as instituições e o poder público para fortalecer a assistência às crianças e adolescentes.
O presidente do CMDCA, Anderson de Souza Alves, frisou a importância da união entre as entidades beneficiadas, destacando que o objetivo comum é combater problemas sociais como a drogadição e a criminalidade. “Não estamos concorrendo entre nós. Nosso verdadeiro desafio é enfrentar esses problemas que afetam diretamente nossas crianças e adolescentes”, pontuou.
Além do prefeito e da secretária de Assistência Social, compuseram a mesa da solenidade o gestor do Fumdicad, Eduardo Croys Felthes, o chefe de gabinete da Prefeitura, Jhonatha Silva, e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Elodir José Andrade, conhecido como “Juca”.
Com o repasse dos recursos, as entidades poderão fortalecer suas ações em prol da infância e da adolescência em Barretos, garantindo atendimento e assistência a centenas de beneficiados.