Pita Fogo: 12/01/2024

 Pita Fogo: 12/01/2024
Digiqole Ad

FÉ E POLÍTICA EM BARRETOS
Fé e Política foi o tema de palestra do arcebispo de Uberaba, MG, dom Benedito Ulhôa Vieira, em setembro de 1982; no Cine Centenário, em Barretos, durante o evento Jovem Apóstolo. Na época, padre José Robert Alves Santana assessorava os jovens católicos que organizavam o mês para despertar a consciência crítica.

VEREADOR DE, MUITOS OFÍCIOS
Demerval de Almeida foi vereador, alfaiate, corretor de imóveis, contabilista, colaborador de jornal, radialista, esportista e artista em Barretos. Como ator, arrancou aplausos de artistas consagrados, como Cacilda Becker e Valmor Chagas. Como edil, em 1950, ele pedia a reforma do Fórum.

MEMÓRIA DE UM MILITANTE
No livro “Um Migrante e a Revolução – memória de um militante operário”, Eduardo Dias contou um pouco de sua vida e a atuação dos comunistas na região de Barretos, Bebedouro e Olímpia, no período de 1946 a 1951.

UM COMUNICADOR NA CÂMARA
O jornalista, radialista e contabilista Domingues Netto, foi vereador em Barretos no período de 1989 a 1973. Nesta época, Matinas Suzuki, Circe Alfredo Bonatelli e Hildebrando de Souza presidiram a Câmara Municipal. O prefeito era Christiano Carvalho, mais conhecido como Nhozinho.

DISTRITO INDUSTRIAL
A desapropriação de uma área para a implantação de um distrito industrial foi um pedido do vereador Everton Ribeiro ao prefeito Melek Zaiden Geraige em novembro de 1980.

NOVAS TRAVES NO IBITU
A colocação de novas traves no campo de futebol do distrito do Ibitu foi uma solicitação do vereador Edmar Pereira de Almeida ao prefeito Uebe Rezeck (MDB) em abril de 1988.

PATRONO DO CAMPO DO ROCHÃO
Dorivaldo de Almeida Junior, o Lilico, é o autor do projeto de lei que denominou de Ernesto Juliani Filho ao campo de futebol do Rochão. Ele esteve na Câmara em duas legislaturas: 2001 a 2004 e 2005 a 2008.

PROVIDENCIAS CONTRA ENCHENTES
O vereador Alberto Barretos pediu informações ao prefeito Uebe Rezeck sobre a existência de previsão de obras para conter os transbordamentos dos córregos que cortam Barretos. Também solicitou revisão, desobstrução e substituição de galerias pluviais, entre outras providências. O requerimento foi aprovado pela Câmara em novembro de 2002.

APREENSÃO DE ANIMAIS VADIOS
A reativação do serviço de apreensão de cães e animais vadios em Barretos foi cobrada pelo vereador Calil Aguil ao prefeito Mélek Zaiden Geraige em novembro de 1981.

SUGESTÃO PARA SITE DA CÂMARA
A disponibilização de normas jurídicas, entre elas, leis, leis complementares e resoluções, no site da Câmara Municipal, é uma sugestão do vereador Carlão do Basquete (PSD).

FAIXA ELEVADA BA AVENIDA
A instalação de uma faixa elevada na avenida Messias Gonçalves, em frente ao Supermercado Filezão, é requerida pelo vereador Nestor Leonel (UNIÃO).

DICA DE LEITURA
Leia Religiões e Intervenção Política – Múltiplos Olhares, organizado por Angélica Tostes e Claudio de Oliveira Pacheco, publicado pela editora Recriar.

Aquino José é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.

Digiqole Ad

Aquino José

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!