O retrato dos anos

 O retrato dos anos

O PRIMEIRO DESFILE
A primeira festa cívica surgiu de uma ideia que os diretores do jornal Correio de Barretos, José Eduardo Menezes e Ruy Menezes e o presidente da ACIB Gastão de Castro Leite, tiveram durante uma reunião no Bar Jaú. A proposta era realizar uma sessão solene, uma conferência literária e uma palestra histórica para festejar o Dia da Cidade.

EVOLUÇÃO DO DESFILE
Porém, a ACIB acabou dedicando-se mais à ideia, que evoluiu para uma comemoração com programação mais extensa, incluindo o desfile. A data oficial de realização do evento é 24 de agosto e o primeiro evento aconteceu em 1943.

RETRATO DAS FAMÍLIAS
Marcando as comemorações do aniversário de Barretos, a Prefeitura inaugurou em 25 de agosto de 2019 o monumento que retrata as famílias Francisco Barreto e Simão Antônio Marques, o ““Librina””, que foi edificado na Praça Francisco Barreto. A obra entregue pelo prefeito Guilherme Ávila (PSDB) retrata famílias que deram início ao município.

RECEPÇÃO CALOROSA
Flores e bandeira na entrada da cidade recepcionam turistas durante a comemoração dos 164 anos. A entrada da Avenida 43 ganhou paisagismo especial durante a Festa do Peão em Barretos.

TRADIÇÃO DE CIVISMO
Milhares de pessoas se encantaram com apresentações de desfiles de aniversários ao longo dos oito anos de administração de Guilherme Ávila (PSDB). A tradição do desfile foi resgatada no primeiro ano de sua gestão.

SAUDADES DO SERTANEJO
A tradição sertaneja ficava mais aflorada em agosto e encantava os barretenses com o Serestão e Alvorada nos dias que antecedem a Festa do Peão. Outro evento que traz saudades é o “Viola e Cantoria” que acontecia no Mercadão Municipal.

OBRA RESTAURADA
Os artistas Pedro Perozzi e Lourival Betelli entregaram a restauração do Marco Zero em 20 de agosto de 2014. A obra que foi construída por eles, junto com Cesário Ceperó promoveu o encontro de familiares dos fundadores do município e comemorou os 160 anos.

ESTUDOS HISTÓRICOS
A Primeira Semana de Estudos Históricos de Barretos aconteceu entre 26 a 30 de agosto de 2013. O objetivo é levar aos barretenses um pouco da história da cidade através de historiadores que retratam a história do município. A lei consta no calendário oficial do município e foi encabeçada pela pesquisadora Sueli Fernandes.

DESCOBRINDO A CIDADE
O livro “Redescobrindo Barretos” cuja impressão foi feita pela Imprensa Oficial do Estado é uma obra literária com fins educacionais e foi lançada nos 158 de Barretos. Foi escrito por  Karla Armani, Priscila Ventura Trúculo, Roseli Tineli e Sueli Fernandes.

ANIVERSÁRIO COM DILMA
Emanoel Carvalho (PTB) celebrou o aniversário da cidade na assinatura do PAC 2 ao lado da presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto de 2011. A obra se referia a canalização e reurbanização do Córrego do Aleixo e a construção da Avenida Fundo de Vale e da Estação de Tratamento de Água com captação do Córrego das Pedras.

USINA E CAVALGADA
A Usina de Material Reciclável foi inaugurada na Fazenda Municipal durante as comemorações dos 156 anos de Barretos. O prefeito Emanoel Carvalho (PTB) ainda deu a largada na cavalgada que percorreu as principais ruas da cidade.

PÓRTICO NA COMITIVA
Um pórtico de aço avaliado em R$ 97 mil recepcionava os turistas na Via das Comitivas em 2008. O monumento entregue em 2008 consiste em 20 postes estilizados em cores variadas e com certo grau de inclinação.

PRESENTE PARA SER LEMBRADO
Foi na gestão de Uebe Rezeck (MDB) que foi construída a pista de três faixas de rolamento da Via das Comitivas. A obra entregue nas vésperas da Festa do Peão garantiu fluidez do trânsito e ajudou no crescimento do evento. 

Aquino José

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!