Conferências são criticadas por usuários
DONA BILICA AJUDOU ELEGER UEBE REZECK
Muita gente conheceu Verediana da Silva, a dona Bilica, que morava na avenida 19 esquina com a rua 30. Nascida em Laranjeiras, dizia-se católica, mas também acreditava no espiritismo. Era devota de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida e São Benedito. Todo dia 6 de janeiro promovia concorrida Festa de Reis. Ela contava que em época de eleições, candidatos de todos os partidos procuravam seus serviços espirituais. Dizia que ajudou a eleger o ex-prefeito Uebe Rezeck (PMDB). E não escondia de ninguém que o político mandou derrubar sua velha casa e construir uma residência novinha, em sinal de gratidão pelos trabalhos. Mas não foram só políticos que foram buscar as bênçãos de Dona Bilica. Os jogadores do Barretos Esporte Clube também procuraram proteção. Em média, benzia cerca de 40 pessoas por dia. Os crédulos buscavam proteção contra quebrantes e maus olhados. Ela mantinha segredo de suas orações, rezas, simpatias, A benzedeira já faleceu e está sepultada no cemitério municipal.
CRÍTICA À POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA
O mestre e doutor em saúde coletiva, Adilson Soares, palestrou na etapa regional da 1ª Conferência de Vigilâncias do Estado de São Paulo, realizada na Faculdade Barretos, na última terça-feira (4). O especialista criticou o governo Temer pela política de austeridade que congelou por 20 anos os investimentos na saúde.
SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Um novo ponto para o SAMU na zona sul da cidade foi solicitado pelo vereador Almir Neves (PSDB).
COM A MITRA E O BÁCULO
Os vereadores Raphael Dutra (PSDB), Euripinho (PDT), Betim da Comunidade (PSDB), Fabrício Lemos (PSL) e Paula Lemos (PSB), participaram de encontro com o bispo Dom Milton Kenan Junior e integrantes da Comissão Fé e Política. A reunião aconteceu no último dia do mês passado, no auditório da Cúria Diocesana.
SURPRESA TUCANA
O vereador Raphael Dutra (PSDB) tem conquistado o respeito dos secretários municipais em virtude dos seus requerimentos bem elaborados.
CIPRIANO PEDE MELHORIAS NA PRACINHA
A revitalização da Praça João Machado de Barros, localizada na esquina da Avenida 3 com a rua Brasil, no bairro América, foi reivindicada pelo vereador Aparecido Cipriano (PP). Ele pediu ainda a instalação de mais bancos e a realização de reparos na iluminação.
ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS E DEFICIENTES
O aumento de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência na área central da cidade foi defendido pelo vereador Fabrício Lemos (PSL).
PRATO FUNDO PROS ANCIÕES
A ampliação do refeitório do Centro Dia do Idoso foi reivindicada pelo vereador Betim da Comunidade (PSDB).
BEBEDOURO D’ÁGUA NA 9 DE JULHO
A revitalização da Praça 9 de Julho foi requerida pela vereadora Paula Lemos (PSB). Como melhorias, ela pediu reforma dos banheiros e a instalação de bebedouro d’água em local estratégico.
BEM NO HORÁRIO DO EXPEDIENTE
A realização de conferências em dias da semana e no horário de trabalho tem sido criticada por usuários. A mesma queixa se refere a reuniões de conselhos.
CRIME AMBIENTAL À VISTA
O vereador Carlão do Basquete (PROS) quer saber quais providências a Administração Municipal e demais órgãos tomarão em relação ao assoreamento do córrego São Domingos na sua parte baixa, abaixo da Via Roberto Cardoso Alves (Via das Comitivas), sentido Bairro Jockey / Jardim dos Comerciários.
ENXADA, CERCA E PISO
Falta conscientização da população com referência a limpeza de terrenos na cidade, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio de Carvalho. Os terrenos devem ser limpos, cercados e com calçada, explicou. Ele revelou que denúncias de irregularidades devem ser encaminhadas a Ouvidoria da Prefeitura.
SERENO, LÚCIDO E CALMO
Pastor Elson Santos (PRB) tem se destacado pela serenidade, lucidez e tranquilidade nas sessões do Legislativo barretense.
DICA DE LEITURA
Sugestão de leitura da semana é “Nas tramas do crack – etnografia da abjeção”, de autoria de Taniele Rui, pela Editora Terceiro Nome.