Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
A jornada da Orquestra Sinfônica e as transformações culturais em Barretos
“Eu me orgulho muito com a Orquestra Sinfônica, porque eu participei da elaboração da lei que criou ela. Tenho inclusive o rascunho com minha assinatura e da Léa Pitelli criando isso na época.” Essa declaração é da pesquisadora, historiadora e servidora pública municipal Sueli de Cássia Tosta Fernandes, durante o programa “Café com prosa”, com Raphael Dutra, pela Rádio Jornal 88.7. Sueli atua na Secretaria Municipal de Cultura de Barretos.
Desde a fundação da Secretaria de Cultura, Sueli se dedica com paixão à sua missão, testemunhando de perto a evolução e o crescimento dessa importante pasta. Em suas palavras, a pesquisadora expressou sua felicidade ao acompanhar as transformações promovidas pela atual gestão, liderada pelo Secretário Municipal de Cultura, Rogério da Silva Teodósio. Sueli destacou a ênfase significativa que a administração de Teodósio tem dado ao apoio de grupos historicamente excluídos da sociedade.”Ele tem dado uma ênfase muito grande e apoiado grupos que eram excluídos da sociedade antigamente. Atualmente, todas as culturas da cidade tem tido bastante espaço nesta gestão da secretária.” – destaca Sueli.
A pesquisadora ressaltou a importância histórica ao mencionar que Rogério Teodósio é o primeiro negro a assumir a gestão da Secretaria, quebrando paradigmas e barreiras. “É muito bacana ver que o Rogério Teodósio na gestão da pasta, sendo o primeiro negro da história a assumir a gestão da secretaria. Ele vem fazendo um trabalho lindo, diante do que é proposto. Ele segue quebrando paradigmas e barreiras que são impostas diante da pasta.” – esclarece ela.
O grito dos excluídos
A ampliação e o reconhecimento de categorias antes negligenciadas também foram abordados por Sueli, que destacou a importância dos editais e chamamentos públicos na área da cultura. Essas iniciativas, segundo ela, refletem um esforço para dar voz e visibilidade a manifestações artísticas que muitas vezes ficavam à margem.
Orquestra Sinfônica de Barretos
Sueli não deixou de celebrar o sucesso da Orquestra Sinfônica de Barretos, da qual é entusiasta. Ela relatou que os eventos protagonizados pela orquestra têm lotado as plateias por onde passam na cidade. Destacou, ainda, que a orquestra não se limita ao Cine Barretos, expandindo sua presença para igrejas e outros espaços adequados, sempre buscando estar mais próxima do público.
Ponto de apoio
A pesquisadora ressaltou a evolução da Secretaria de Cultura em diversos aspectos, indo além das expressões artísticas tradicionais. Para Sueli, a cultura é intrínseca a todos os aspectos da vida cotidiana, desde a forma de se vestir até a maneira de se alimentar. Nesse contexto, a Secretaria de Cultura se apresenta como um espaço crucial de apoio para os artistas locais, incentivando a preservação e renovação das tradições culturais de Barretos.