Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Monumento ao Boi Soberano será inaugurado neste domingo na Região dos Lagos em Barretos

 Monumento ao Boi Soberano será inaugurado neste domingo na Região dos Lagos em Barretos

Prefeitura de Barretos inaugura Monumento ao Boi Soberano neste domingo, 8 de junho. Fotos: Tininho Jr.

A população de Barretos e região está convidada para a inauguração do monumento ao Boi Soberano, que acontece neste domingo, 8 de junho, às 10h, na Região dos Lagos. A obra presta tributo a uma das mais emblemáticas expressões da música sertaneja raiz e promete se tornar novo ponto turístico da cidade.

Assinada pelo escultor Markus Moura, a peça retrata uma cena marcante da moda-de-viola “Boi Soberano”, composta por Izaltino Gonçalves de Paula e eternizada nas vozes de Tião Carreiro e Pardinho. Na escultura, o imponente boi Soberano protege um menino no momento de um estouro de boiada, enquanto o pai da criança, ajoelhado, clama por sua vida – um símbolo da força e da fé que marcam a tradição sertaneja.

O evento de inauguração contará com a presença do Secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena. A programação também inclui praça de alimentação, apresentações culturais e shows ao vivo, como o grupo de catira “Espora de Prata”, a dupla “Doni e Leo Viola” e a narração do locutor de rodeios Paulinho 1001, conhecido nos grandes eventos do gênero.

O investimento na obra foi de R$ 1.804.792,08, custeado integralmente pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O valor contempla tanto a criação da escultura quanto sua instalação no local, sem exigência de contrapartida financeira da Prefeitura.

Com a inauguração, o monumento ao Boi Soberano passa a integrar o circuito cultural e turístico de Barretos, cidade já reconhecida nacionalmente pelas suas tradições sertanejas e pela Festa do Peão.

Guilherme Aparecido

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!