Barretos realiza mais um jogo treino neste sábado contra o Sertãozinho
Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Barretos acontece de 29 a 31 de outubro
A Secretaria Municipal de Cultura, realiza de 29 a 31 de outubro, a segunda Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Barretos. As atividades acontecem no auditório da Faculdade Barretos e a entrada gratuita.
Neste ano, o evento homenageia o berranteiro Alceu Garceia, que recebe o troféu Patrimônio Vivo de Barretos. A programação marca também uma série ações e apresentações voltadas a valorização e difusão do patrimônio histórico e cultural de Barretos, que serão realizadas em parcerias com personalidades, instituições e grupos.
A Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Barretos acontece em cumprimento a Lei 5.548, de 4 de abril de 2018, cujo projeto de lei foi de iniciativa do vereador Raphael Dutra. Segundo o secretário municipal de cultura, João Batista Chicalé, esta é uma forma de valorizar a cultura da cidade e sua gente. “Realizar a Semana de Valorização do Patrimônio em Barretos é mais uma oportunidade de levarmos à população a história do Município e conscientizar sobre a importância de sua valorização.” – observou.
A Semana é coordenada pela gestora de projetos da Secretaria, Sueli Fernandes, e visa dar continuidade ao projeto de difundir o patrimônio histórico e cultural do município e de valorizar a identidade da cidade e do povo. “Nossa principal bandeira é a do patrimônio cultural vivo, nos ocupamos de valorizar as pessoas que mantém as tradições vivas. São elas que fazem a história e que preservam a nossa cultura. Outro aspecto relevante é a oportunidade de ouvir pessoas que testemunharam a vida nos estradões, como o caso dos irmãos Adonias e Armando Garcia, filhos do comissário Anésio Garcia. Outro ponto importante se dá no campo científico, numa parceria com a Faculdade Barretos, o conhecimento produzido no interior do curso de história é compartilhado com a comunidade e promover a difusão das diferentes manifestações culturais presentes na cidade.” – explicou.
Programação
29 de outubro – terça-feira
19h30: Abertura ao público da Exposição “Zé de Ávila em Cores e Formas”, organizada pela Academia Barretense de Cultura em homenagem ao trovador e artesão Zé de Ávila.
19h45: Abertura oficial
20h00: Apresentação do trabalho “Zé Feição, o peão repentista: patrimônio barretense”, de Ana Paula Ferreira, aluna do curso de História da Faculdade Barretos
20h30: Bate-papo musical com Cesar Juliani e o Grupo Escorregando “Chorinho: histórias e referências”
30 de outubro – quarta- Feira
19h30: Palestra Show “Danças e Ritmos Afro-brasileiros” com Aruanda Brasil
20h00:“A vida nos estradões” – com Armando Garcia e Adonias Garcia
31 de outubro – quinta- Feira
20h40: Homenagem ao berranteiro Alceu Garcia – Patrimônio Vivo de Barretos
19h30: Grupo de Viola do Projeto Guri
20h00: Catira Espora de Prata
20h20: vídeo-documentário: Alceu Garcia – Da Ponteira do Estradão: a Lenda Viva do Berrante. Direção: Glaucia Chiarelli.